Auxílio-Inclusão Digital é creditado na conta de 1.578 alunos; beneficiados terão R$ 1.500 para compra de computadores e tablets

Imagem de equipamentos eletrônicosOs alunos da Universidade Federal do Ceará beneficiados no edital do auxílio-inclusão digital começam a receber, a partir desta quinta-feira (24), a ajuda financeira de R$ 1.500,00 para a aquisição de equipamentos (computador ou tablet) de acesso à Internet. Ao todo, 1.578 estudantes estão sendo contemplados neste momento, o que soma um montante de R$ 2,36 milhões destinados pela Instituição nesta medida.

O valor total dos benefícios já foi depositado integralmente nas contas bancárias dos estudantes que, em até dois dias, estarão com o recurso disponível. Conforme a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), os estudantes terão um prazo de até 10 dias úteis, após o recebimento do auxílio, para realizar a prestação de contas da compra do equipamento. A PRAE enviará, até esta sexta-feira (25), um e-mail aos beneficiados contendo todas as instruções sobre a prestação de contas, inclusive com um link pelo qual o aluno deverá enviar a nota fiscal.

Lançado em razão da pandemia de covid-19 e da suspensão de atividades presenciais, o auxílio visa permitir que os discentes contemplados possam ter acesso contínuo às atividades disponibilizadas remotamente. De caráter pessoal e intransferível, o recurso, depositado em parcela única, está sendo destinado a alunos matriculados em cursos presenciais de graduação em qualquer um dos campi da UFC, na Capital e no Interior.

"A ação de inclusão digital envolveu um esforço de toda a equipe da PRAE e estamos todos muito felizes com os resultados. A inclusão digital é uma das maiores ferramentas para a democratização do conhecimento na sociedade da informação, era que vivemos hoje", reforça a titular da Pró-Reitoria, Profª Geovana Cartaxo.

A pró-reitora informa que a PRAE está desenvolvendo um projeto de monitoramento dessa política pública junto à Secretaria de Governança da UFC, para garantir dados concretos do impacto dessa ação de inclusão da Universidade. "É uma mudança de paradigma na assistência estudantil que, com certeza, irá melhorar nossos indicadores acadêmicos", destaca a professora.

INCLUSÃO DIGITAL ‒ A medida soma-se a uma série de outras ações tomadas pela UFC ao longo deste período de pandemia para garantir a inclusão digital de seu corpo discente. Ainda em julho, a PRAE começou a distribuir cerca de 6 mil chips de Internet móvel a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Com 20 GB de dados de Internet por mês, os chips (3G/4G) foram distribuídos para estudantes de graduação, pós-graduação e alunos das Casas de Cultura Estrangeira da UFC.

Outra ação ainda a ser realizada será a distribuição de 138 celulares apreendidos pela Receita Federal e doados à UFC e que serão destinados aos estudantes que tiveram suas inscrições indeferidas por insuficiência de vagas no edital do auxílio-inclusão digital e que possuem o perfil para o benefício.

Essas medidas, conduzidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), estão em consonância com o Plano Pedagógico de Emergência (PPE), aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no último dia 2 de julho.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.