Hospital Universitário reformará leitos de Bloco Cirúrgico; obras devem começar em outubro

Imagem: foto da fachada de um prédio branco com o nome Hospital Universitário Walter Cantídio na cor pretaCom o objetivo de modernizar e garantir uma maior segurança ao ambiente hospitalar, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), reformará as Enfermarias Clínicas Cirúrgicas e a Unidade de Transplante do 3º pavimento do Bloco Cirúrgico. A expectativa é de que as obras iniciem já no mês de outubro, com duração de 15 meses.

De acordo com o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Carlos Augusto Alencar Júnior, todo o terceiro andar do Bloco Cirúrgico passará por intervenção, que consistirá de duas etapas: a primeira será a conclusão de uma obra que estava parada, e a segunda, a reforma da outra parte do pavimento. Essa divisão permite que os pacientes sejam remanejados, de modo que os serviços não sejam interrompidos durante a execução das obras.

O projeto prevê a ampliação da quantidade de leitos de enfermaria cirúrgica, que passará de 48 para 60 leitos, e das unidades de transplante renal e hepático, que, juntas, contarão com 27 leitos. O objetivo da reforma é também adequar os ambientes e as instalações prediais às normas técnicas e orientações de segurança em vigor.

"Estamos muito felizes porque conseguimos retomar as obras que estavam sem andamento, com perspectiva para que todas as demais obras paradas possam entrar na trilha de produção para a que gente possa ofertar para a população a totalidade dos leitos que nós temos", comenta Carlos Augusto, destacando que as reformas contribuirão para a modernização do hospital.

Imagem:Homens, todos de máscara, posam para a foto Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, essa reforma demonstra, mais uma vez, a "parceria absolutamente harmoniosa" entre UFC e EBSERH. "É um projeto necessário e que a gente considera muito importante para o Complexo Hospitalar", afirma. Opinião que é compartilhada com Glauco Lôbo, vice-reitor da Universidade, que ressalta ainda a importância de se retomar obras que estavam paradas há muito tempo para, assim, liberar os leitos desativados.

LICITAÇÃO – Publicado em julho deste ano, o Edital Regime Diferenciado de Contratações Eletrônico nº 02/2020 tornou pública a realização do processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para execução da obra, tendo como regime de contratação empreitada por preço unitário e critério de julgamento maior desconto com referência no preço global da obra.

A homologação da empresa Base Construções e Incorporações Eireli como vencedora da licitação ocorreu nessa quarta-feira (23). Ela executará as obras no valor de R$ 4.954.976,96. Os recursos são do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF).

Fonte: Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.