UFC tem oito projetos de empreendedorismo aprovados no Programa Centelha; equipes terão investimentos de até R$ 80 mil

Imagem: logomarca do Programa CentelhaA Universidade Federal do Ceará teve oito projetos selecionados pelo Programa Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Dentre eles, estão os três primeiros colocados. Cada um dos selecionados receberá auxílio financeiro de até R$ 80 mil para desenvolvimento de produtos e negócios, além de suporte e benefícios do programa.

O programa é executado no Ceará pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. A seleção é composta por três etapas: inscrições de ideias, projeto de fomento e projeto de empreendimento. No Ceará, foram submetidas 856 ideias oriundas de 62 municípios. Destas, 28 foram aprovadas nas três fases e receberão subvenção econômica, suporte e benefícios do programa.

O Campus da UFC em Quixadá foi o destaque, com três dentre os oito projetos da Universidade. São eles: Sitiá: Monitoramento, Controle e Gestão para Fazendas Produtoras de Camarão, por João Lucas Cruz; Sistema para Acompanhamento de Paciente por Diferentes Profissionais, por Sidartha Azevedo; e Bilingua – Libras e Português, por Lucas Oliveira. Todos desenvolvidos no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) da UFC em Quixadá.

Também foram aprovados os projetos BioClineX – Remediador de Contaminação Ambiental com Petróleo, liderado por Bella Giselly Alves; Uso da Medicina Personalizada na Anemia do Idoso: Prevenção do Câncer, por Roberta Taiane Oliveira; TecDerm: Curativos de Alta Performance para Tratamento de Feridas, por Fábia Karine Andrade; e Scan 3-D na Indústria, por Marcus Davi Forte. Além desses, o projeto Ranking das Estruturas contou com a participação do Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC.

O Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da UFC, enfatiza a importância do feito e comemora a realização: "As conquistas das equipes fortalecem ainda mais a imagem da UFC como uma instituição que apoia o empreendedorismo e servem também como inspiração positiva para outros estudantes e servidores que desejam ingressar no universo do empreendedorismo inovador".

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.