Estudantes da UFC participam de programa de bolsas para projetos de empreendedorismo

Equipe de bolsistas e representantes da UFC e do NINNA reunidos em mesa (Foto: Divulgação)O programa Empreendedor Digital Universitário (EDU), que busca aproximar universitários ao ecossistema empreendedor, teve início no último dia 21, com a participação de nove bolsistas estudantes da Universidade Federal do Ceará. O projeto é promovido pelo Ninna Hub de Inovação, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da UFC e a aceleradora de negócios Glow Plus Ventures.

Ao todo, foram selecionados 10 bolsistas de instituições de ensino superior cearenses, na Capital e no Interior, que receberão bolsa de R$ 1 mil durante quatro meses para aprimorar os projetos de startup que lideram. As bolsas são oferecidas na forma de estágio, por meio de convênio realizado entre o Ninna Hub e a Agência de Estágios da UFC.

O EDU inclui, para a capacitação dos estudantes, a formação teórica e prática sobre modelagem de negócios. Haverá ainda a troca de experiências com grandes empresários do Estado e outros líderes de startups, além do acesso a uma rede de mentores que acompanharão os estudantes.

O programa, que abriu seleção em fevereiro de 2020 mas teve início adiado por conta da pandemia de covid-19, contará com os seguintes projetos e bolsistas da UFC:

- Bilingua (Karla Regina Alves Dodó, Design Digital, UFC Quixadá);
- Fretejar (Lara Maciel Teixeira, Engenharia de Petróleo);
- Investor Journey (Felipe de Sousa Barbosa, Engenharia Mecânica, e Anyeli Rubi Rondan Flores, Engenharia de Produção Mecânica);
- MeuTroco (Anthony Steffano Moreira Martins, Sistemas de Informação, UFC Quixadá);
- Para Futuros Engenheiros (Amanda Ribeiro Bezerra, Engenharia Química);
- Altput (Mateus Faustino Silva de Lucena, Engenharia Elétrica);
- Sitia (Matheus Fernandes do Nascimento Dantas, Engenharia de Computação, UFC Quixadá);
- Validados (Kaylana Prudêncio Ferreira, Estatística).

A coordenação do programa é feita pelo analista de inovação do Ninna Hub de Inovação, Fábio Ortiz, e pelo fundador e coordenador do CEMP, Prof. Abraão Saraiva, também titular da Coordenadoria de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

"Considero muito importante reconhecer e parabenizar essa conquista dos estudantes e agradecer a confiança depositada pelo Ninna Hub. Além de fortalecer a imagem da UFC como uma instituição que apoia o empreendedorismo, a conquista serve também como inspiração positiva para outros estudantes que desejam ingressar no universo do empreendedorismo inovador e para a realização de outras parcerias entre empresas ou instituições e a UFC", comenta o Prof. Abraão Saraiva.

Participaram do evento de abertura do programa EDU, realizado nas instalações do Ninna Hub, além dos bolsistas selecionados, o titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque; o Prof. Abraão Saraiva; o Prof. Rogério Mâsih, pró-reitor-adjunto de Extensão e coordenador da Agência de Estágios da UFC, e os representantes do Ninna Hub Francisco Holanda, Humberto Lima, Fábio Ortiz, João Justo e Gabriele Bertini.

PARCERIAS – Como desdobramento de visita técnica realizada pela equipe do Ninna Hub à UFC, já há tratativas para a celebração de acordo de cooperação técnico-científica, com a possibilidade de expansão do programa EDU e atuação do Ninna Hub no Condomínio de Empreendedorismo da UFC e nos campi do Interior.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.