Pesquisa da UFC em parceria com universidade mexicana propõe tratamento para câncer de colo de útero com redução de efeitos colaterais

Equipe do GPNANO em laboratórioUma pesquisa envolvendo o moderno e crescente ramo da nanotecnologia realizada pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidad Autónoma de Guerrero (UAGRO), no México, promete disponibilizar uma terapia inovadora para o câncer de colo de útero, com potencial de aumento da eficácia e redução de efeitos colaterais. O estudo, que já vem sendo feito desde 2018, acaba de ser aprovado em edital para financiamento pelo governo mexicano.

Aprovado em 30ª colocação entre as 319 pesquisas contempladas no edital, o estudo denomina-se "Ação terapêutica de imunolipossoma contendo cisplatina, oxima esteroidal e siRNA contra células troncais cancerosas no tratamento de câncer cervical". Câncer cervical é outra forma de denominar o câncer de colo de útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Na UFC, a pesquisa é realizada no Departamento de Farmácia, por meio do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR), o qual ficará responsável pela realização dos experimentos de nanotecnologia. Desde 2018, o centro integra o Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia (GPNANO), também da UFC, com expertise em desenvolvimento de nanomedicamentos.

"A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma formulação do tipo nanomedicamento, chamado imunolipossoma, específico para células do câncer cervical, através de uma terapia inovadora combinando fármacos tradicionais (cisplatina), novos (oxima esteroidal), e altamente seletivos (siRNA), com potencial de aumento da eficácia e redução de efeitos colaterais", explica o coordenador do CEDEFAR-GPNANO, Prof. Josimar Eloy.

Segundo o professor, que é docente da área de nanobiotecnologia e tecnologia farmacêutica, os nanomedicamentos (também chamados de nanofármacos) atuam com maior segurança e eficácia, pois têm a capacidade de aumentar a concentração no foco a ser combatido.

"Os imunolipossomas a serem desenvolvidos são formulações que empregam anticorpos que são reconhecidos especificamente pelo alvo doente – por exemplo, o câncer –, poupando os tecidos sadios da toxicidade do medicamento", esclarece. Por esta razão, os nanomedicamentos geram efeitos colaterais reduzidos.

A parceria com a Universidad Autónoma de Guerrero começou em 2018, com a vinda de estudantes de graduação para estágio de dois meses no laboratório CEDEFAR-GPNANO, no qual os alunos construíram um projeto de pesquisa em colaboração com o professor. Estão envolvidos na parceria duas farmacêuticas, uma técnica de laboratório, além de dois bolsistas PIBIC, um mestrando e um doutorando.

O projeto será apoiado ao longo de três anos pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT). Nesse período, a UFC deverá receber uma doutoranda e uma pós-doutoranda mexicanas, que irão desenvolver parte da pesquisa no laboratório CEDEFAR-GPNANO.

"O financiamento pelo governo mexicano possibilitará o intercâmbio acadêmico entre a UAGRO e a UFC, permitindo não somente a mobilidade de pesquisadores entre as instituições, bem como a introdução do tema de nanotecnologia, de domínio do grupo brasileiro, na UAGRO, e trará novo ramo de pesquisa ao grupo CEDEFAR-GPNANO da UFC, o estudo de novas opções de tratamento para o câncer cervical", explica o Prof. Josimar Eloy.

Participam do projeto os professores Jorge Nava, Yazmín Gomez e Berenice Illades, da Universidad Autónoma de Guerrero; e a Profª Raquel Petrilli, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

CEDEFAR-GPNANO – O CEDEFAR (Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos) é um laboratório vinculado ao Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC. Há 19 anos, atua principalmente na área de controle de qualidade de medicamentos, prestando serviço para laboratórios farmacêuticos. Após integrar-se ao GPNANO, o centro iniciou pesquisa na área de nanotecnologia.

Fonte: Prof. Josimar Eloy, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR-GPNANO) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.