Procurar no portal

Pesquisa da UFC em parceria com universidade mexicana propõe tratamento para câncer de colo de útero com redução de efeitos colaterais

Equipe do GPNANO em laboratórioUma pesquisa envolvendo o moderno e crescente ramo da nanotecnologia realizada pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidad Autónoma de Guerrero (UAGRO), no México, promete disponibilizar uma terapia inovadora para o câncer de colo de útero, com potencial de aumento da eficácia e redução de efeitos colaterais. O estudo, que já vem sendo feito desde 2018, acaba de ser aprovado em edital para financiamento pelo governo mexicano.

Aprovado em 30ª colocação entre as 319 pesquisas contempladas no edital, o estudo denomina-se "Ação terapêutica de imunolipossoma contendo cisplatina, oxima esteroidal e siRNA contra células troncais cancerosas no tratamento de câncer cervical". Câncer cervical é outra forma de denominar o câncer de colo de útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Na UFC, a pesquisa é realizada no Departamento de Farmácia, por meio do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR), o qual ficará responsável pela realização dos experimentos de nanotecnologia. Desde 2018, o centro integra o Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia (GPNANO), também da UFC, com expertise em desenvolvimento de nanomedicamentos.

"A pesquisa propõe o desenvolvimento de uma formulação do tipo nanomedicamento, chamado imunolipossoma, específico para células do câncer cervical, através de uma terapia inovadora combinando fármacos tradicionais (cisplatina), novos (oxima esteroidal), e altamente seletivos (siRNA), com potencial de aumento da eficácia e redução de efeitos colaterais", explica o coordenador do CEDEFAR-GPNANO, Prof. Josimar Eloy.

Segundo o professor, que é docente da área de nanobiotecnologia e tecnologia farmacêutica, os nanomedicamentos (também chamados de nanofármacos) atuam com maior segurança e eficácia, pois têm a capacidade de aumentar a concentração no foco a ser combatido.

"Os imunolipossomas a serem desenvolvidos são formulações que empregam anticorpos que são reconhecidos especificamente pelo alvo doente – por exemplo, o câncer –, poupando os tecidos sadios da toxicidade do medicamento", esclarece. Por esta razão, os nanomedicamentos geram efeitos colaterais reduzidos.

A parceria com a Universidad Autónoma de Guerrero começou em 2018, com a vinda de estudantes de graduação para estágio de dois meses no laboratório CEDEFAR-GPNANO, no qual os alunos construíram um projeto de pesquisa em colaboração com o professor. Estão envolvidos na parceria duas farmacêuticas, uma técnica de laboratório, além de dois bolsistas PIBIC, um mestrando e um doutorando.

O projeto será apoiado ao longo de três anos pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT). Nesse período, a UFC deverá receber uma doutoranda e uma pós-doutoranda mexicanas, que irão desenvolver parte da pesquisa no laboratório CEDEFAR-GPNANO.

"O financiamento pelo governo mexicano possibilitará o intercâmbio acadêmico entre a UAGRO e a UFC, permitindo não somente a mobilidade de pesquisadores entre as instituições, bem como a introdução do tema de nanotecnologia, de domínio do grupo brasileiro, na UAGRO, e trará novo ramo de pesquisa ao grupo CEDEFAR-GPNANO da UFC, o estudo de novas opções de tratamento para o câncer cervical", explica o Prof. Josimar Eloy.

Participam do projeto os professores Jorge Nava, Yazmín Gomez e Berenice Illades, da Universidad Autónoma de Guerrero; e a Profª Raquel Petrilli, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

CEDEFAR-GPNANO – O CEDEFAR (Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos) é um laboratório vinculado ao Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC. Há 19 anos, atua principalmente na área de controle de qualidade de medicamentos, prestando serviço para laboratórios farmacêuticos. Após integrar-se ao GPNANO, o centro iniciou pesquisa na área de nanotecnologia.

Fonte: Prof. Josimar Eloy, coordenador do Centro de Desenvolvimento e Ensaios Farmacêuticos (CEDEFAR-GPNANO) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300