SINESP Big Data: Centro de Referência em Inteligência Artificial já desenvolve primeiro projeto, e se prepara para outro

Prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, no Campus do Pici, onde funciona o Centro de Referência em Inteligência Artificial (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Centro de Referência em Inteligência Artificial já trabalha em seu primeiro projeto: SINESP Big Data e Inteligência Artificial. O projeto foi fechado entre o Insight Lab, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, e o Ministério da Justiça há cerca de um ano e agora passa a ser incorporado às atividades do Centro de Referência. A coordenação-geral está a cargo do Prof. Maurício Benevides, da Faculdade de Direito; e a coordenação científica e técnica, com o Prof. José Macêdo.

O projeto prevê a implantação de uma plataforma de Big Data e inteligência artificial (IA) para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. O sistema integra os dados das secretarias de segurança pública de todo o País.

Iniciado no ano passado, ele deve ser realizado em 48 meses e envolve um investimento de R$ 36 milhões. Segundo o Prof. José Macêdo, serão desenvolvidas 14 ferramentas que deverão ajudar na tomada de decisão das autoridades de segurança pública, contribuindo para a redução da violência e a resolução de crimes.

Até o momento, a primeira versão de 12 dessas 14 ferramentas já foram entregues. Entre as várias aplicações, o sistema cria um painel de indicadores de segurança. O sistema também faz georreferenciamento dos crimes ocorridos, enquanto a inteligência artificial faz predição de ocorrências e propõe rotas para o policiamento ostensivo a partir dos locais e horários dos delitos.

Para auxiliar no policiamento, o sistema disponibiliza o aplicativo SINESP Agente de Campo que permite acesso imediato a informações como mandados de prisão de todo o país, pessoas e objetos envolvidos em boletins de ocorrência e busca nacional de veículos. No caso dos veículos, é possível realizar consultas detalhadas através de placa, RENAVAM, chassi, motor e proprietário.

O projeto-piloto teve início em cinco municípios brasileiros: Ananindeua (Pará), Cariacica (Espírito Santo), Goiânia (Goiás), Paulista (Pernambuco) e São José dos Pinhais (Paraná). No fim do ano passado, ainda em fase de testes, esses municípios haviam conseguido reduzir a taxa de homicídios em 44,7%. Segundo o Prof. Macêdo, o projeto já está sendo utilizado por 12 estados brasileiros.

TREINAMENTO DE ALGORITMOS – Com os recursos do projeto, foram adquiridos um servidor com GPU de 20 núcleos com 256 GB e armazenamento com capacidade de 50 TB e três servidores com 4 processadores, 20 núcleos, 768 GB de memória e 800 GB de armazenamento SSD. Esses equipamentos, instalados na sala-cofre da Secretaria de Tecnologia Informação (STI), servirão para treinar os algoritmos da inteligência artificial e ficarão disponíveis para ser utilizados em outros projetos do Centro de Referência em IA da UFC.

Além desse projeto, o Centro de Referência discute um outro na área de segurança pública com a Polícia Federal, desta vez na área de inteligência artificial aplicada às técnicas de investigação. O projeto está orçado em R$ 7,5 milhões e deve ser desenvolvido em três anos. A UFC e a PF estão em negociação quanto aos termos do Acordo de Cooperação Técnica.

Fora da área de segurança pública, o Centro de Referência em Inteligência Artificial também concorre a um edital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com um projeto de R$ 10 milhões na área da saúde.