Hospital Universitário Walter Cantídio realiza Semana da Criança 2020 com programação especial que ocorre até dia 16

Imagem: A alegria do ano passado deve se repetir, com a diferença que Semana da Criança 2020 seguirá as recomendações de distanciamento social, sem aglomeração e com proteção individual por causa da pandemia do coronavírus. (Foto: Arquivo/Unidade de Comunicação Social do HUWC)Com todos os cuidados, seguindo à risca as orientações das autoridades de saúde, a equipe multidisciplinar da Enfermaria da Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), preparou a programação da Semana da Criança 2020. As atividades artísticas, lúdicas e educativas vão ocorrer no período de 11 a 16 de outubro, em dependências da Enfermaria da Pediatria (Rua Pastor Samuel Munguba, 1290, Rodolfo Teófilo).

O programa começa na tarde deste domingo (11), com o palhaço Chico e apresentação de voz e violão da dupla Andressa e Davidson. Em seguida, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realizará ação educativa com as crianças enfocando a importância da higienização das mãos. De segunda (12) até sexta-feira (16), as atividades prosseguem nas manhãs e tardes na enfermaria.

Bem diversificada e cheia de atrações lúdicas e de estímulo ao desenvolvimento cognitivo infantil, a Semana da Criança 2020 do HUWC terá, ainda, oficinas terapêuticas ocupacionais de pintura, gesso, brinquedos, bijuterias e chaveiros; atividade de musicalização; apresentação musical; contação de histórias; exibição de filmes; show de palhaços; jogos de bingo de pelúcias; e entrega de presentes. Tudo foi planejado conforme as recomendações de distanciamento social, sem aglomeração e com proteção individual.

Todos os detalhes da programação podem ser acessadas no site do HUWC

EXPECTATIVA – Ana Rizia Ricarte, de 13 anos, não vê a hora de participar da oficina de pintura e gesso. "Quero aprender a técnica", diz, animada. A psicóloga Yadja Gonçalves explica que a Semana da Criança sempre é pensada com muito cuidado porque favorece o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes hospitalizados, por meio de atividades lúdicas e educativas. "Nosso objetivo enquanto grupo é que o público infantojuvenil, mesmo no contexto de internação, possa vivenciar uma programação superanimada, educativa, planejada com muito carinho e dedicação de toda a equipe", finaliza.

Para tudo isso dar certo, a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas conta com a solidariedade de diversos parceiros voluntários, que vão dedicar horas do seu dia para doar carinho e alegria às crianças e aos jovens internados no Hospital Universitário Walter Cantídio. São eles: Bilú Bila e Cia, Andressa e Davidson, Palhaços Servos da Alegria (CNkids), Fellipe Nogueira, Vagner Rabelo, Projeto Dr. Conta (UFC), Barraca América do Sol, Lima Restô e Café, Tetê Bolos, Hot Box Pizza e Salomão Vidal.

SOBRE A EBSERH – O HUWC faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Ludmila Wanbergna, jornalista responsável pela Unidade de Comunicação Social do HUWC/EBSERH – fones: (85) 99265 5460 e 3366 8183