Procurar no portal

UFC lança função de chat no SIGAA para facilitar comunicação entre estudantes e coordenações

Usuário em frente ao computador, acessando o SIGAACom as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as ferramentas para comunicação virtual se mostraram essenciais para atender à maior demanda por atividades remotas. Nesta conjuntura, um novo canal de contato entre estudantes de graduação e coordenações de curso da Universidade Federal do Ceará entrou em funcionamento nessa terça-feira (13): um chat dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Acesse o manual do usuário.

Como uma comunicação on-line, em tempo real e fácil de usar, o chat deverá aproximar coordenações e alunos. O coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Prof. Rafael Braz, diz que "a criação e disponibilização de uma ferramenta institucional de mensagens instantâneas em tempos de distanciamento social avança novas fronteiras de comunicação interna na UFC".

O chat permitirá o gerenciamento automático de listas de contato. Além disso, as conversas ficarão registradas e os usuários serão periodicamente notificados por e-mail de mensagens pendentes de leitura.

A ferramenta adota tecnologias seguras, recentes e reconhecidas de comunicação institucional em tempo real. O XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), por exemplo, serviu de base para várias aplicações populares, como WhatsApp, Google Talk e Facebook Chat, sendo reconhecido como o protocolo-padrão para comunicação privada em jogos eletrônicos.

Recursos comuns em chats, definição de status, notificação de mensagens e envio de arquivos, serão garantidos por meio do Converse JS, cliente de chat baseado no protocolo XMPP. Já o Openfire, um dos servidores XMPP mais populares, escrito em Java e com código aberto, permite a adição de novos recursos, facilitando o constante aprimoramento da ferramenta.

O maior diferencial do chat, segundo Joel Cruz, analista de TI da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), é a integração com o SIGAA. "O desafio foi a customização de uma ferramenta nova para adaptá-la às nossas especificidades", conta.

O chat foi elaborado pela STI, por meio das seguintes divisões: de Sistemas de Informação (DSI), responsável pelo desenvolvimento do software; de Redes de Computadores (DRC), que disponibilizou e configurou a infraestrutura de servidores; e de Segurança da Informação (DSEI).

Tela do SIGAA com marcação do chatPROJETO-PILOTO – Um projeto-piloto foi iniciado, em agosto, em quatro cursos de graduação na Capital e no Interior, envolvendo um total de 1.141 usuários. O intuito foi monitorar e colher informações sobre a nova ferramenta. Após considerar as opiniões, principalmente sobre usabilidade, estabilidade e desempenho, e fazer os devidos ajustes, o chat pôde ser disponibilizado a todos os cursos de graduação presencial e semipresencial da UFC.

Participante do projeto-piloto, o Prof. Pablo Mayckon, coordenador do Curso de Ciência da Computação em Fortaleza, avalia que o chat integrado ao SIGAA foi uma novidade oportuna nesse novo período de atividades remotas. "Funcionalidades como informar quando a pessoa do outro lado está on-line e quando ela está digitando são características típicas de aplicativos de mensagens instantâneas e que tornam o chat mais conveniente que o e-mail para comunicações rápidas de forma síncrona", comenta.

O Prof. Rafael Braz reforça que a PROGRAD está em constante contato com a STI em busca de avanços e melhorias nessa ferramenta, desenvolvendo novas vias de contato, por exemplo, entre docente e discentes em uma turma. Além disso, recursos solicitados durante o projeto-piloto, como a pesquisa por mensagens, deverão ser implantados futuramente.

A STI disponibiliza um e-mail específico para receber elogios, críticas e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É importante que os usuários enviem informações a respeito de bugs ou problemas de usabilidade e opinem sobre oportunidades de melhoria.

Fontes: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300