Parque Tecnológico abre seu primeiro edital de incubação de empresas; 13 projetos de negócios serão selecionados

Imagem: Logomarca do Parque Tecnológico da UFCA Universidade Federal do Ceará lançou, nesta quarta-feira (14), seu primeiro edital de incubação de empresas, que selecionará 13 projetos de negócios inovadores que farão parte do Programa de Desenvolvimento de Spin-offs do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC. As spin-offs acadêmicas são iniciativas empreendedoras que nascem com base no trabalho de pesquisa desenvolvido no ambiente universitário.

O edital é destinado ao público interno da UFC. Os candidatos devem ser professores, inclusive aposentados ou visitantes, servidores técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 23 de outubro a 23 de novembro.

Serão ofertadas 13 vagas, havendo incubação com gratuidade de infraestrutura (incluindo sala, mobiliário, Internet, segurança e apoio administrativo). Os selecionados também participarão de capacitações técnicas e receberão assessoria em empreendedorismo, viabilizadas por meio de convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que está instalando uma Sala do Empreendedor no recém-inaugurado Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFC.

Lá, ficarão instalados 5 dos 13 projetos selecionados. Além do CEI, eles também serão distribuídos nas seguintes unidades participantes: Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), com 2 vagas; Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), com 2 vagas; Campus de Quixadá, Campus de Russas, Campus de Crateús e Campus de Sobral, com 1 vaga cada um. A incubação inicial será de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério das necessidades dos negócios.

"O parque ajudará essas iniciativas acadêmicas a virarem empresas. O objetivo é abrigar ideias inovadoras que tenham potencial para ser comercializadas em escala industrial, seja como transferência de tecnologia, seja como produto", explica o diretor-presidente do PARTEC, Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes.

O diretor acrescenta que várias empresas promissoras começam dentro da academia, e que a comunidade da UFC aprovou oito projetos na última edição do Programa Centelha, ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de incentivo à cultura de empreendedorismo e inovação, uma mostra do potencial da UFC nesta área.

Fonte: Prof. Fernando Nunes, diretor-presidente do PARTEC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.