Faculdade de Direito lança perfil no Instagram e anuncia novidades estruturais e acadêmicas

Imagem: Fachada da Faculdade de Direito da UFCA Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Ceará lançou um canal oficial de comunicação com a sociedade no Instagram (@fadir.ufc). A intenção é aproximar da academia alunos, ex-alunos, servidores da unidade, profissionais do Direito e a população cearense em geral, a partir da ampla divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Faculdade, como os serviços jurídicos gratuitos.

A ação faz parte de um conjunto de melhorias estruturais e acadêmicas que a unidade tem promovido e recebido ao longo do último ano. Entre elas estão a implantação da Biblioteca Saraiva Digital, especializada em direito, composta por 1.890 livros jurídicos. Por permitir acesso simultâneo, gratuito e de forma on-line e off-line, a plataforma permite que os estudantes de graduação e pós-graduação tenham as obras sempre à disposição, sem que haja fila de espera ou problemas por indisponibilidade de rede. Atualmente, a administração da biblioteca digital é realizada pela Biblioteca Universitária da UFC.

Outro avanço importante foi a instalação da Eduroam, rede de wi-fi institucional com cobertura que abrange os três prédios da unidade de modo contínuo e uniforme. O conjunto de equipamentos instalados funciona de forma sincronizada, permitindo ao usuário se deslocar entre as salas, a biblioteca, o auditório e outros ambientes sem risco de perda de conexão ou diminuição da velocidade de acesso.

Segundo o Prof. Edgar Marçal, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, o Eduroam é "o principal modelo de wi-fi educacional adotado no mundo, utilizado em vários países. Essa tecnologia é muito mais robusta, mais estável e mais rápida que o atual WUFNet e vem para resolver de vez o problema de conexão wi-fi na Universidade". Somente no Brasil, são mais de 2.600 redes acessíveis interligadas ao sistema, que possibilitam conexão gratuita e de alta qualidade para usuários de diversas instituições de ensino superior e centros de pesquisa. Em breve, a rede será utilizada em todas as unidades da UFC.

Além disso, para promover acessibilidade aos estudantes, a infraestrutura da Faculdade de Direito agora conta com uma rota de acessibilidade que inclui novas rampas e passagens elevadas para pedestres e cadeirantes. Para a rota, também foi realizada equalização de calçadas e retirada de obstáculos, por meio de uma parceria entre a FADIR, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e a Prefeitura do Campus do Benfica.

No âmbito administrativo, houve a adoção de um plenário virtual para agilizar os processos internos dos colegiados e permitir o funcionamento de todos os setores da Faculdade durante a pandemia de covid-19. Para facilitar o trabalho administrativo, foram instituídos comitês temáticos, como a Comissão de Gestão do Patrimônio Histórico Material e Imaterial e a Comissão de Gestão de Projetos em Mídias Digitais.

"Muitas outras boas novidades serão implementadas em breve: instalação de novos elevadores, criação do refeitório para servidores e professores, implantação de um espaço de convivência para professores, bem como a instalação do Laboratório de Mídias Digitais que irá revolucionar o nosso fazer em sala de aula", destaca o diretor da FADIR, Prof. Maurício Benevides, que completa um ano de gestão à frente da unidade no dia 21 de outubro. Segundo ele, "tudo que foi e será realizado tem o único intuito de elevar ainda mais o conceito da nossa FADIR e consolidar seu destaque nas letras jurídicas nacionais".

Fonte: Prof. Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.