Casas de Cultura convocam classificáveis para formação de novas turmas de 2020.2; não haverá processo seletivo

Fachada da Casa de Cultura AlemãEm decorrência da pandemia de covid-19, a coordenação das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará decidiu por não realizar novos processos seletivos para ingresso no semestre 2020.2. Por isso, estão sendo convocados, via e-mail, candidatos classificáveis na última seleção para formar novas turmas das Casas de Cultura Britânica, Portuguesa e Italiana. Os interessados nas vagas das casas Italiana e Portuguesa, que receberam a convocação via e-mail, devem manifestar interesse de forma on-line até quarta-feira (21). No entanto, devido ao grande número de classificáveis, para assumir as vagas da Britânica os candidatos devem comparecer à chamada presencial no dia 21.

A Profª Márcia Gradvohl, coordenadora-geral da Casas de Cultura Estrangeira, esclarece que a medida foi a forma mais segura encontrada para voltar a ofertar vagas à comunidade. "Nós decidimos baseados em consulta à Procuradoria da UFC. Ficamos ansiosos por essa resposta, pois não queríamos deixar de ofertar vagas para a comunidade. Sabemos como essas vagas são esperadas e a importância da oferta, especialmente em um momento tão delicado", explica.

A coordenadora destaca que, para o próximo semestre, as Casas de Cultura Francesa e Alemã não receberão novos estudantes. Nestas, apenas serão abertas novas classes para atender os alunos que aderiram ao procedimento de supressão de matrícula disposto pelo Plano Pedagógico de Emergência (PPE), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Quanto à Hispânica, a previsão é que as datas de chamamento de classificáveis sejam divulgadas nos próximos dias.

VAGAS  Para a Casa de Cultura Britânica estão disponíveis, ao todo, 75 vagas destinadas a três novas turmas do semestre I. Destas, 66 são para o público em geral e 9 para servidores e estudantes estrangeiros da UFC. O chamamento geral dos classificáveis será realizado presencialmente, ao ar livre, no Bosque Moreira Campos, localizado na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2623, Benfica), dividido em seis grupos de 100 candidatos, por ordem de classificação.

Atualização: a coordenação das Casas de Cultura Estrangeira informa que as vagas para o público geral da Casa de Cultura Britânica já foram preenchidas. Portanto, não haverá mais chamadas hoje ou amanhã (22). A chamada para servidores e estudantes estrangeiros permanece no dia 26 de outubro.

Já para os servidores e estudantes estrangeiros da UFC, a chamada será realizada no dia 26 de outubro, no mesmo local. A lista de vagas, o cronograma de horários de comparecimento e as regras da chamada estão disponíveis no site da CCE. Em ambos os casos, para ter acesso ao local, o interessado deve utilizar máscara de proteção e portar uma caneta individual para assinar a lista, caso seja chamado.

Para ocupar uma das 51 vagas, divididas em três turmas, da Casa de Cultura Portuguesa, os candidatos devem preencher, até as 17h do dia 21 de outubro, um formulário com seus dados pessoais e indicar, por ordem de prioridade, a turma de seu interesse.

Já para a Casa de Cultura Italiana, são ofertadas 10 vagas. Neste caso, os candidatos convocados deverão escanear um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de escolaridade e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até as 17h do dia 21 de outubro.

Fonte: Casas de Cultura Estrangeira da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.