Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH e Rede Sarah firmam convênio para capacitação de médicos residentes em neurorreabilitação

Imagem: foto de homem de pé apontando para uma tela onde se vê uma projeção com fotos e textos. Dois homens sentados em carteiras observamO Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH e a Associação das Pioneiras Sociais (APS), empresa jurídica sem fins lucrativos que administra a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, firmaram convênio para implantação do Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Neurologia na Unidade Sarah de Fortaleza. O objetivo é promover o intercâmbio técnico-científico em neurorreabilitação por meio de estágio para os residentes de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) na unidade Sarah da capital cearense. É a primeira vez que a filial oferece programa de aperfeiçoamento nessa especialidade.

Conforme explica a psicóloga Najara Sena, responsável pelo Setor de Gestão em Recursos Humanos da Unidade da Rede Sarah de Fortaleza, trata-se de um programa de cooperação no qual todos ganham. "Para o residente, oferecemos um modelo de imersão do profissional nas atividades do Programa de Reabilitação Neurológica e da equipe interdisciplinar, proporcionando o contato com o método Sarah. Dessa forma, acreditamos no aprimoramento de sua qualificação pelo maior conhecimento e pela familiaridade com a reabilitação. Para a Rede Sarah, é uma oportunidade de contribuir para a formação dos médicos residentes, trocando conhecimentos entre os profissionais de saúde e levando o nome da instituição para uma parcela maior da população", destaca.

Manoel Sobreira, supervisor do programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, aponta as vantagens do convênio entre os hospitais universitários federais do Ceará e a rede referência em reabilitação neurológica no Brasil e no mundo. "Por meio desse convênio, nossos residentes terão a oportunidade de ampliar o campo de atuação médica, com acesso a casos de pacientes que vão enriquecer ainda mais a formação especializada", aponta o médico. Sobreira informa, ainda, que o objetivo inicial é atender os residentes do segundo e do terceiro anos do programa de Residência Médica em Neurologia do HUWC.

Um desses profissionais já em formação é Abel Dantas de Figueiredo Belém, médico residente do terceiro ano do programa de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. "A experiência tem sido enriquecedora em todos os sentidos, visto que os pacientes aqui [na Rede Sarah] são vistos na sua integralidade, sendo abordados por diversas disciplinas e com atendimento humanizado".

Na avaliação do superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, são relações de cooperação mútua como essa que tendem a contribuir para a melhor formação dos médicos residentes, a divulgação científica e a melhoria significativa da qualidade da assistência prestada aos usuários. "Precisamos buscar mais iniciativas como essa. As instituições precisam se dar as mãos para o bem de todos", finaliza.

SAIBA MAIS – A Unidade Sarah de Fortaleza dedica-se à neurorreabilitação de adultos e crianças com lesões medular e cerebral, à investigação diagnóstica de doenças neurológicas com repercussões motora e sensitiva, bem como ao atendimento clínico de adultos com dor na coluna vertebral. A integração entre a sustentabilidade, a arquitetura e o princípio da organização interdisciplinar do trabalho viabiliza levar os pacientes a um processo de reabilitação eficiente e humanizado. A Rede Sarah é referência internacional na área de reabilitação. Todo tratamento tem foco na qualidade de vida e é delineado em conjunto com o paciente e sua família, atendendo às necessidades de cada um.

Durante o processo de reabilitação, o paciente realiza diversas atividades, algumas delas intergeracionais, que consistem em abordagens educativas, suportes psicopedagógicos e acompanhamentos escolares. Além disso, participa de programa de atividades esportivas como basquete, natação, tênis de mesa e bocha. Aproveitando o amplo espaço arborizado onde está localizado, o Centro de Neurorreabilitação da Unidade Sarah de Fortaleza disponibiliza atividades integradas com a natureza, tais como oficinas de horta e jardinagem, socializações que promovem lazer, cultura e arte, treino de condicionamento físico, marcha e habilidades em cadeira de rodas.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fones: (85) 3366 8183 e 99265 5460