Semana do Servidor UFC 2020: abertura tem homenagens da administração superior e os Caçadores de Bons Exemplos

Imagem: Reitor saudando na abertura da Semana do Servidor UFC 2020

Em clima de otimismo e gratidão pelo comprometimento e dedicação dos profissionais docentes e técnico-administrativos que fazem a Universidade Federal do Ceará, começou, na manhã desta segunda-feira (26), a Semana do Servidor UFC 2020, evento alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

O evento foi aberto oficialmente com as saudações do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, que fizeram menção ao papel crucial dos servidores para a superação de desafios no contexto de pandemia de covid-19.

"Ninguém estava preparado para enfrentar tamanho desafio. Mas nossa UFC tem sido tomada como modelo de enfrentamento da pandemia. Manteve seu calendário, realizou suas principais atividades, como os Encontros Universitários, concluiu o primeiro semestre [letivo]. E como foi importante ver a capacidade, o comprometimento, a grandeza intelectual dos nossos servidores, que fizeram da UFC uma referência hoje observada e copiada pelas demais universidades do Brasil", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

Reconhecimento, respeito e agradecimento foram palavras que marcaram o discurso de abertura do reitor. "A maneira como estão se dedicando à nossa Universidade é motivo de alegria. A UFC pertence à sociedade, e a sociedade tem identificado a resposta que ela espera de uma universidade da grandeza da UFC", pontuou.

Confira também matéria sobre a abertura do evento produzida pela rádio Universitária FM

As boas-vindas para a Semana do Servidor UFC 2020 também foram dadas pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas. "Este evento foi feito com muita dedicação pela equipe da PROGEP, em parceria com várias unidades da nossa Universidade. Foram dias de muito trabalho, dedicação e principalmente resiliência, para chegarmos até a data de hoje, neste evento tão importante no calendário da Universidade", disse o Prof. Marcus Vinícius.

Para apresentar a primeira atividade da Semana do Servidor UFC 2020, a pró-reitora- adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, lembrou o tema do evento: "Resiliência: compartilhando experiências e superando desafios". Ao anunciar o casal Iara e Eduardo Xavier para a palestra "Como duas perguntas podem mudar o mundo", a gestora agradeceu a oportunidade de tê-los na programação da semana. "Vocês representam uma voz muito atenta à resiliência humana por onde passam", disse.

Conhecidos como Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo venderam seus bens para percorrer, a partir de janeiro de 2011, o País em busca de responderImagem: foto da tele do computador onde aparecem, do lado esquerdo, o casal Iara e Eduardo Xavier, e, do lado direito, a intérprete de libras a duas perguntas que os motivaram a iniciar aquela jornada: "Qual o verdadeiro sentido da vida?" e "Será que só existe notícia ruim no mundo?". A partir das indagações, resolveram pegar a estrada para conhecer pessoas que faziam a diferença através do bem.

Motivados pela frase "Seja a mudança que você quer ver no mundo", de Mahatma Gandhi, o casal encontrou o propósito. "Deveríamos viver um sonho coletivo e fazer da nossa vida um impacto positivo no mundo. Descobrimos que o verdadeiro sentido na nossa vida é fazer sentido na vida do outro, deixar uma marca do bem", explica Iara Xavier, acrescentando que os bons exemplos divulgados pelo casal acabam por inspirar outras pessoas.

Eduardo Xavier lembrou que os servidores da UFC também são importantes no processo de mudança para um mundo melhor, pois, através da educação, ajudam a transformar vidas. "Todos são importantes nesse processo. Os que estão na linha de frente, nas salas de aula, e também aqueles que estão fazendo essa engrenagem funcionar nos setores administrativos, nos serviços de limpeza, por exemplo", destacou.

O trabalho do casal pode ser acompanhado no perfil do Instagram @cacadoresdebonsexemplos e no site www.cacadoresdebonsexemplos.com.br, onde estão disponibilizados gratuitamente seis e-books com as experiências coletadas por Iara e Eduardo Xavier.

Confira como foi a abertura do evento e a palestra abaixo:

PROGRAMAÇÃO ‒ A programação da Semana do Servidor UFC 2020 da Semana do Servidor UFC 2020 segue até a próxima sexta-feira (30) e pode ser acompanhada pelo canal do Conexão no YouTube. Os campi do Interior também preparam atividades diversas diversas, disponíveis de forma on-line.

O detalhamento da programação do evento será divulgado diariamente no perfil da UFC no Instagram (@ufcinforma) e na página da UFC no Facebook.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.