Abertas inscrições para Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares, que ocorrerá de 17 a 20/11

Imagem: logo do eventoEstão abertas, até o dia 16 de novembro, as inscrições para o 8º Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares. Organizada este ano pelo Laboratório de Materiais Nanoestruturados (LMN) da Universidade Federal do Ceará, a atividade ocorrerá de 17 a 20 de novembro, através do canal do Laboratório no Youtube.

Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição informando dados pessoais e acadêmicos. As inscrições são gratuitas e os participantes que tiverem frequência acima de 75% da carga horária total receberão certificado de oito horas.

Idealizado pelo Laboratório de Peneiras Moleculares (LABPEMOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o objetivo de promover a interação de seus participantes com coordenadores de grupos de pesquisa internacionais, o Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares ocorre anualmente desde 2013.

Para ampliar a participação de pesquisadores de todo o País, em alguns anos o evento é organizado por outras instituições de pesquisa. Em 2020, a UFC é a anfitriã do evento que, devido à pandemia da covid-19, precisou ser remodelado para o formato on-line.

A programação contará com duas palestras por dia, sendo uma no turno da manhã e outra à tarde, com a participação de pesquisadores do Brasil, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Espanha. Após cada palestra, haverá espaço para perguntas e comentários dos participantes.

SAIBA MAIS – Peneiras Moleculares são materiais com porosidade definida e capacidade de distinção de moléculas por suas dimensões e formatos. Com várias aplicações industriais, muitas vezes podem ser utilizadas em reações catalíticas (como na conversão de metanol a alcenos leves) ou em processos de adsorção e remoção de compostos indesejáveis, como na purificação de gases provenientes de aterro sanitário para utilização como combustíveis.

A programação completa do 8º Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares está disponível no site do evento.

Fonte: Comissão Organizadora do 8º Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.