Programa de Pós-Graduação em História promove VI Seminário Internacional de História e Historiografia

VI Seminário Internacional de História e HistoriografiaO Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com outras nove universidades federais, realizará, de 4 a 6 de novembro, o VI Seminário Internacional de História e Historiografia. As inscrições seguem abertas até o início do evento, que será realizado de forma on-line.

Com o tema "Os usos políticos do passado", o evento debaterá, a partir do viés historiográfico, questões atuais que trazem desafios para as áreas de política, educação e produção científica, como pós-verdade, disputas de memória, manipulação de narrativas e fake news.

Entre os destaques da programação estão as conferências "História Magistra Vitae 2.0: usos do passado e memória reativa no Brasil do século XXI​", a ser ministrada pelo Prof. Fernando Nicolazzi, do Laboratório de Estudos sobre os Usos do Passado (LUPPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); "Democracia, direitos humanos e os legados do passado", pelo historiador James Green, da Brown University (EUA); e "Brechas de esperança: revolução portuguesa, reforma agrária e políticas de memória", pela Profª Paula Godinho, da Universidade Nova de Lisboa.

A programação contará ainda com seis mesas-redondas, 38 simpósios temáticos, lançamento de livros e apresentação de pôsteres por alunos da graduação, que concorrerão a premiação. Toda a programação estará disponível no site do evento. As conferências, mesas e lançamento de livros serão transmitidas pelo canal do VI Seminário Internacional de História e Historiografia no Youtube.

O evento estava programado para acontecer presencialmente em maio de 2020, no entanto, foi adaptado para o formato remoto devido à pandemia de covid-19. Neste ano, a organização da edição foi conduzida pelo PPGH em comemoração dos 20 anos do Programa.

O seminário é realizado desde 2006 por uma rede formada por programas de pós-graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Fazem parte da rede as universidades federais de Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA), Mato Grosso (UFMT), Bahia (UFBA), Piauí (UFPI), Rio Grande do Norte (UFRN), Amazonas (UFMA), Amapá (UNIFAP)  e a Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.