Em solenidade transmitida ao vivo, servidores são homenageados por tempo de serviço prestado à UFC

Imagem: Servidora recebe certificadoEm uma tarde de reconhecimento, servidores docentes e técnico-administrativos que completaram 10, 20, 30, 40 e 50 anos de serviço prestado à Universidade Federal do Ceará foram homenageados, nesta quinta-feira (29), com certificados de gratidão pelo tempo dedicado à Universidade. Devido às restrições impostas pela pandemia, a solenidade ocorreu com a presença de poucas pessoas no Auditório da Reitoria e foi transmitida ao vivo pelo canal do informativo Conexão no YouTube.

Representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), organizadora da Semana do Servidor UFC 2020, quem abriu a cerimônia foi o Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, dirigente da unidade. Ele lamentou o fato de, neste ano, infelizmente a Instituição não poder contar com a atmosfera calorosa que já é marca do evento, o qual normalmente tem auditório cheio. A grande preocupação da PROGEP foi não abrir mão do momento, adaptado a todas as precauções de segurança necessárias. "Foram dias muito difíceis que passamos durante esses últimos meses, mas esses dias servem justamente para que apreciemos ainda mais os bons. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas acredita na capacidade de cada servidor público da UFC de recomeçar e superar as dificuldades. Somos, sobretudo, resilientes", afirmou.

Imagem: capa do site DesenvolvaO pró-reitor destacou ainda o lançamento da plataforma Desenvolva, criada pelo Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus da UFC em Quixadá, sob supervisão da PROGEP. A Desenvolva integra o Programa de Gestão por Competências da UFC, uma das ações prioritárias para este ano e prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2018-2022. A iniciativa integra à dinâmica de gestão da Universidade um conjunto de ferramentas e recursos para promover desenvolvimento contínuo de pessoas, otimizar processos e mapear perfis e vocações, proporcionando uma cultura organizacional de reconhecimento e aperfeiçoamento. "Estamos sempre pensando em novas formas de desenvolver nossa instituição e nossos servidores", acrescentou o Prof. Marcus Machado.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a Semana do Servidor deste ano destacou-se pelo toque humano e empático dado pela PROGEP, com uma curadoria de programação cuidadosa e focada na valorização do corpo funcional. "O que de fato compõe o maior patrimônio, a maior riqueza da Universidade, são as pessoas. Quando falamos de servidores, estamos falando sobre quem somos, sobre nossas realizações, nossas expectativas. Se a UFC é referência neste País é graças a tudo aquilo que faz e conquista sua comunidade", reconheceu o gestor máximo.

Na impossibilidade de entregar a honraria a todos, devido à situação de pandemia, foram homenageados pessoalmente representantes de cada faixa de tempo de serviço. Representando os servidores com 10 anos de serviço, esteve presente a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães. Já a turma com 20 anos de serviço foi representada pelo Prof. Sérgio César de Paula Cardoso, do Departamento de Administração. Os servidores que estão na UFC há três décadas foram representados por Antônio Marconieliton de Lima Pessoa, diretor da Divisão de Provimento de Aposentadorias e Pensões (DIPAP) da PROGEP – também orador do evento. Os segmentos com 40 e 50 anos de casa não enviaram representantes por se enquadrarem no grupo de risco.

Imagem: O assistente em administração Antônio Marconieliton foi o orador do evento (Foto: Viktor Braga/UFC)O assistente em administração Antônio Marconieliton, orador do evento, afirmou ter vivido na UFC os melhores dias de sua vida e garantiu ainda estar presente o sentimento de responsabilidade e compromisso que o movia há 30 anos, quando ingressou no cargo. "E ainda haverá de me animar por muito tempo", disse, entre risos. "Agora, com 30 anos de convivência, fazendo uma retrospectiva, vejo que valeu todo o esforço empreendido incansavelmente para ajudar a colocar a Universidade no patamar em que ela se encontra".

Veja como foi a solenidade em matéria da UFCTV:

COLETÂNEA LITERÁRIA – A solenidade marcou também o lançamento do produto final do I Concurso Literário da Semana do Servidor. A obra, intitulada Coletânea Travessias – contos e crônicas, foi organizada por Maria Pinheiro Pessoa de Andrade, secretária de Cultura Artística da UFC; Joaquim Melo de Albuquerque, diretor da Imprensa Universitária, e Lady Dayana de Oliveira, produtora cultural da SECULT-ARTE. Contou com prefácio da Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas.

Imagem: solenidade marcou também o lançamento da "Coletânea Travessias – contos e crônicas"Os 10 autores selecionados, entre docentes e técnico-administrativos, foram: Aluísio Ferreira de Lima, Camila Izidorio de Sousa, Carla Galvão Farias, Carlos Daniel Andrade da Silva, Juliana Maria Fernandes de Almeida, Luis Felipe Estevinha Lourenço Rodrigues, Nara Raquel Fonteles Rios, Roberta da Rocha Braga, Talita Nogueira Maia e Wesley Lyeverton Correia Ribeiro.

"É uma grande alegria para a SECULT-ARTE não só prestigiar essa homenagem, mas estar realizando também uma ação nesta data especial. Foi uma grande satisfação ter todos conosco neste projeto", agradeceu Maria Pinheiro, gestora da unidade. Os autores Aluísio Ferreira, professor do Departamento de Psicologia, e Camila Izidorio, servidora da PROGEP, representaram os selecionados e receberam livros impressos do reitor e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho. Além da edição impressa, o livro será disponibilizado em formato de e-book.