Procurar no portal

Abertas inscrições para I Seminário sobre Políticas Públicas baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro

Imagem: arte de divulgação do seminário com nome do evento e informações de data e logo da UFC e Fundação Konrad AdenauerA Universidade Federal do Ceará e a Fundação Konrad Adenauer (FKA) realizarão, nos dias 25 e 26 de novembro, o I Seminário sobre Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Construindo Pontes entre Universidades, Polícias, Tribunais e Gestões Públicas. Com 450 vagas disponíveis, o evento será transmitido pela Internet, através da plataforma Zoom, e está com inscrições abertas através de formulário eletrônico.

O seminário tem como objetivo principal o fomento de discussões aprofundadas entre a academia e agentes da Segurança Pública e do Sistema Judiciário sobre o tema das Políticas Públicas no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro (SJC). A proposta do evento é garantir amplo espaço de discussão, no qual serão disseminadas ideias pelos diferentes agentes e analistas de políticas públicas, fundamentados pelo rigor metodológico e pelas evidências científicas.

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC (CAEN/UFC) José Raimundo Carvalho, idealizador e presidente da Comissão Científica do evento, "a gestão do sistema de justiça criminal no Brasil possui inúmeros desafios ‒ alta prevalência de violência interpessoal; homicídio e feminicídio; expressivo tráfico de drogas, armas e contrabando; corrupção endêmica, morosidade judicial, desigualdade de acesso à justiça, significativa reincidência criminal; desestruturação do sistema prisional; exígua ressocialização do egresso, entre outros ‒ e, apesar dos avanços nesses últimos 20 anos, a política pública na área continua a prescindir de uma abordagem metodológica mais rigorosa, baseada em evidências e na adoção de políticas, práticas e programas comprovadamente eficazes em estudos de avaliação anteriores, geralmente rigorosos estudos randomizados controlados (RCTs) ou quase experimentos de alta qualidade".

PROGRAMAÇÃO ‒ A programação conta com 12 apresentações, com especialistas do Brasil e do exterior, incluindo uma sessão especial com o Prof. Spencer Chainey, do Jill Dando Institute of Security and Crime Science, da University College London. Todas as apresentações terão tradução simultânea português/inglês e científica inglês/português.

"Conseguimos aglutinar uma amostra dos melhores cientistas, pesquisadores e profissionais do Brasil, Europa e Estados Unidos para colaborar com o desenvolvimento científico da justiça criminal brasileira. A Universidade Federal do Ceará mais uma vez cumpre seu papel de vanguarda no País ao desenvolver, apoiar e coexecutar o evento", conclui o Prof. José Raimundo Carvalho.

Fontes: Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Geisa Benegas (CAEN/UFC) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300