Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar recebe inscrições para seleção de voluntários da área da saúde

integrantes do projeto serrinhaO Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020. São cinco vagas destinadas a estudantes do primeiro ao sexto semestre dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Educação Física da UFC para atuar como voluntários do projeto.

A seleção terá duas etapas. A primeira será uma apresentação on-line, de 10 a 15 minutos, entre os dias 23 e 27 de novembro, sobre um dos temas propostos, sugerindo uma ação de educação em saúde ou ação de extensão em saúde. A segunda etapa consistirá em uma entrevista com os membros do projeto, no dia 5 de dezembro.

As inscrições, por meio de formulário on-line, vão até 20 de novembro. Mais informações estão disponíveis no perfil do PROSAF no Instagram.

PROJETO – O PROSAF realiza ações de promoção à saúde e de prevenção das principais doenças da população que reside nas comunidades Neo e Garibalde, da Serrinha. As ações se baseiam em orientação, acompanhamento e incentivo. Em situações normais, o acompanhamento é feito regularmente, priorizando crianças e idosos, através de visitas semanais – os idosos são observados em relação a hipertensão e diabetes, e as crianças têm o crescimento e a alimentação acompanhados. São também realizadas atividades físicas com idosos, palestras sobre adoção de hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades de lazer.

Durante a pandemia de covid-19, o acompanhamento está sendo feito remotamente. Para o atendimento de puericultura, são realizadas chamadas de vídeo com a família do bebê para ofertar educação em saúde, orientação, vigilância do esquema vacinal e acompanhamento. Quanto aos idosos atendidos, são realizadas chamadas telefônicas e de vídeo, com foco em escuta qualificada e orientações de saúde.

O projeto foi criado em julho de 1997 por um grupo de estudantes de Medicina da UFC, após visita de campo a uma comunidade no bairro da Serrinha. Por conta da baixa cobertura de assistência primária, o projeto tinha como objetivos principais ouvir essa população carente em relação às condições de saúde e estimular a interação entre os estudantes e a população.

Fonte: Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.