Secretaria UFC Inclui comemora 10 anos com histórico de ações para promover acessibilidade

Imagem: mulher cadeiranteHá 10 anos, a Universidade Federal do Ceará dava um passo fundamental para garantir inclusão e acessibilidade entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos: em agosto de 2010 foi criada a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, responsável pela elaboração e aplicação de políticas voltadas a pessoas com deficiência.

Comemorando uma década de existência, a UFC Inclui soma ações positivas que contribuem diretamente para a vida dos membros da comunidade acadêmica, entre pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras, intelectuais e físicas ou aqueles com altas habilidades e transtornos do espectro autista.

Atualmente, 849 alunos estão cadastrados na secretaria, com demandas que vão de adaptação em materiais e disponibilização de equipamentos e tecnologias assistivas especiais a mudanças arquitetônicas e nas unidades acadêmicas, como inclusão de rampas e elevadores.

Ao todo, 23 servidores atuam no setor, operando como intermediários no acolhimento às pessoas com deficiência, identificando as demandas específicas e agindo para garantir que sejam atendidas nas outras esferas da Universidade.

"Durante esses 10 anos, levantamos uma bandeira no sentido de implementar políticas de acessibilidade, com um trabalho contínuo, tentando quebrar barreiras comportamentais, por meio de projetos e ações para trazer a inclusão à Universidade", defende a Profª Fernanda Cláudia Araújo da Silva, diretora da UFC Inclui.

Após 10 anos de vida, as expectativas para a nova década são de continuidade de trabalho e melhorias. "Nos propomos a estabelecer a aplicação do atual Estatuto da Pessoa com Deficiência, implementando uma série de condicionantes para efetivar todas as normas relacionadas à acessibilidade e à inclusão", aponta a Profª Fernanda.

Veja reportagem da UFC TV sobre os 10 anos da UFC Inclui:

AGENTES – Uma das ações da UFC Inclui que a Profª Fernanda destaca é a criação da Comissão de Agentes de Acessibilidade, que funciona como uma representação da secretaria nas unidades acadêmicas da Universidade.

São justamente esses agentes que identificam os estudantes com deficiência e altas habilidades para conhecer suas necessidades pedagógicas e atendê-las, favorecendo a comunicação entre o aluno e as instâncias superiores da UFC.

"Os agentes de acessibilidade são as figuras mais importantes que temos, por fazerem essa comunicação entre o aluno na comunidade acadêmica e a secretaria. Nós temos, na verdade, esses agentes como instrumento de acesso e de superação de barreiras, realmente", pontua Fernanda.

CAMPANHAS – No histórico de ações da UFC Inclui estão ainda eventos e campanhas que buscam difundir, em toda a Universidade – e para além dela –, uma cultura de inclusão. Entre esses eventos, está a Semana de Inclusão e Acessibilidade, que neste ano chegou à sua oitava edição, realizada de forma totalmente on-line.

Por meio de palestras, mesas-redondas, debates e apresentação de trabalhos, a semana promove discussões sobre a acessibilidade e a troca de experiências entre docentes, discentes e profissionais da educação, chamando a atenção para os desafios das pessoas com deficiência e buscando formas de superá-los.

A edição deste ano, realizada em comemoração dos 10 anos da UFC Inclui, está disponível no canal da secretaria no Youtube.

PRIORIDADE – Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, as políticas de acessibilidade devem estar entre as prioridades da gestão, para garantir o acolhimento necessário, proporcionando inclusão de forma completa. "Nós ainda temos várias barreiras que precisam ser imediatamente eliminadas. Nós vamos fazer isso; estamos muito atentos, está no primeiro plano da nossa administração", pontua o reitor.