Corredor Cultural Benfica lança edição 2020 com live de Luiza Nobel nesta quinta-feira (12)

Imagem: cantora Luiza NobelSob o lema #QueTudoBemFique, o Corredor Cultural Benfica, projeto de ocupação artístico-cultural do conhecido bairro universitário capital cearense, retorna com inovações em seu quarto ano. Com as restrições da pandemia de covid-19, o evento teve que se reinventar para continuar proporcionando à população de Fortaleza o contato com um ambiente que respira boemia e cultura. Para matar a saudade dos frequentadores, nesta quinta-feira (12), às 18h, o Corredor promove o lançamento de sua edição 2020, com um show em live streaming em seu canal no Youtube, ocasião em que anuncia diversas outras ferramentas digitais inéditas para o público.

A atração e apresentadora da live será a cantora, atriz, compositora e arranjadora cearense Luiza Nobel. Em 2018, a artista foi uma das atrações que fechou a programação do Corredor, abrindo para a banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401. Inspirada em outras mulheres ícone da música e da negritude latino-americanas, como Elza Soares, Yzalú, Tássia Reis e Mahmundi, Luiza traz um repertório autoral e de compositores negros, falando de vivências, afetos e transitando por vários gêneros, tais como soul, jazz, blues, reggae, R&B e pop atual.

Agora, além de animar os saudosos fãs do Corredor com seu show Preta Punk e lançar o clipe Estamos bem, ela compartilha as principais novidades deste ano: o aplicativo do Corredor Cultural Benfica e a visitação virtual ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), ambos com data de lançamento durante a primeira edição do evento deste ano, em dezembro.

RECURSOS DIGITAIS – Por meio do app do evento, o público poderá se cadastrar, criando um perfil pessoal; ter acesso às atrações da programação, de acordo com uma agenda personalizada; garantir sua vaga nas atividades on-line que exigem inscrição, como oficinas e minicursos; assistir a shows por meio de transmissão ao vivo e inscrever-se para assistir a futuras atrações em um formato híbrido, no qual as vagas serão distribuídas em lotes, de acordo com as diretrizes de distanciamento. Ressalta-se que esta última opção é uma possibilidade para a edição de encerramento, em janeiro, e estará condicionada às determinações das autoridades sanitárias, de acordo com a evolução da pandemia no Ceará.

Imagem: sala do Museu de Arte da UFCJá o Museu de Arte da UFC (MAUC), um dos carros-chefes da programação do Corredor aos finais de semana, lançará durante o evento sua plataforma de visitação virtual. Trata-se de tendência já incorporada por diversos museus e institutos de arte mundo afora, como Van Gogh Museum (Holanda), Museu de Arte de São Paulo (MASP-SP) e Museu Oscar Niemeyer (PR). Visitando o site www.mauc.ufc.br, o público terá acesso a um webapp de realidade virtual com tour de 360°, com fotos a partir de diferentes pontos do equipamento.

Proporcionando a experiência de frequentar o museu direto do navegador do computador ou celular, o passeio incluirá as salas permanentes do equipamento, criado em 1961 e detentor de um dos maiores acervos nacionais de arte popular e cearense, além de peças de grandes nomes da arte estrangeira como Rembrandt van Rijn e Pablo Picasso. Será ainda possível interagir com o acervo, acessando informações adicionais em texto, foto e vídeo sobre as obras. Após o evento, a plataforma será incorporada definitivamente aos recursos oferecidos pelo museu da UFC aos visitantes.

O lançamento ao vivo também marcará a estreia da vinheta audiovisual de 2020 do evento e contará com exibição de depoimentos de instituições realizadoras e parceiras. A transmissão terá caráter solidário, já que o Corredor firmou parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e a Campanha Natal sem Fome, possibilitando ao público que acompanha a live fazer doações de qualquer valor, a serem revertidas em cestas básicas.

Por fim, está confirmada parceria com emissoras de televisão públicas e educativas locais, que exibirão vinhetas, atividades da programação e shows de atrações do evento, a começar pela live de lançamento. Com o objetivo de socializar programação cultural de qualidade e atividades formativas, a TV Ceará e a TV O Povo/FDR já aderiram ao projeto.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura; da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística e da Maestria Comunicação e Eventos. Tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULTFOR); do Instituto Iracema e do Centro Cultural Belchior. Também são parceiros do evento a TV Ceará, a TV O POVO/FDR, a TV Terra do Sol e a UFCTV. Agradecimentos: Enel.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fone: (85) 99101 2037 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.