Complexo Hospitalar realiza até sexta-feira (13) Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes

Imagem: Na ação "Educar, Apoiar e Transformar: Conhecendo sobre o Diabetes", na segunda-feira (9), houve aferição de glicemia e atividades educativasEm alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, lembrado anualmente em 14 de novembro, segue até a próxima sexta-feira (13) a Semana de Conscientização para o Cuidado em Diabetes do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A programação de atividades promovida pela equipe de Residência Multiprofissional em Diabetes do Complexo tem como público-alvo a comunidade hospitalar.

Nesta quarta-feira (11), das 8h às 11h, será realizada mais uma edição da ação "Diabetes em estações – Conhecer, prevenir e tratar", no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Nessa proposta, as equipes médica e multiprofissional se revezam na realização de testagem rápida de parâmetros como hemoglobina glicada e colesterol em pacientes, além de oficinas educativas com foco em cuidados com o pé diabético, alimentação, hipo e hiperglicemia, entre outros temas.

Na quinta-feira (12), as crianças e os adolescentes do Ambulatório da Pediatria do HUWC serão convidados a participar da atividade "Amarelinha das perguntas", com o Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital. Ou seja, aprenderão mais sobre diabetes brincando.

Para encerrar a Semana, na sexta-feira (13), haverá exposição de vídeos educativos, sorteio de brindes e testagem rápida de parâmetros como hemoglobina glicada e colesterol no Ambulatório de Endocrinologia do HUWC. A programação completa está disponível no site do HUWC.

Imagem: Na ação "Educar, Apoiar e Transformar: Conhecendo sobre o Diabetes", na segunda-feira (9), houve aferição de glicemia e atividades educativasA programação da Semana já contemplou a ação "Educar, Apoiar e Transformar: Conhecendo sobre o Diabetes", na segunda-feira (9), oferecendo aferição de glicemia e atividades educativas, como demonstração de tecnologias em diabetes, cuidados com os pés, prato saudável, receitas e rotulagem de alimentos no novo espaço de convivência do HUWC. Na manhã desta terça-feira (10), houve ainda exibição de vídeos educativos na Linha de Cuidados em Diabetes do HUWC.

DIABETES PELO MUNDO – De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), no ano passado 463 milhões de adultos conviviam com o diabetes no mundo. No Brasil, há mais de 16,8 milhões de pessoas com diabetes. Estima-se que metade desconheça a presença da doença, o que impacta negativamente no controle e no acometimento de complicações.

As projeções epidemiológicas para os próximos anos apontam para um aumento substancial na prevalência de diabetes no Brasil e no mundo. Nesse sentido, ressalta-se a importância de ações educativas para prevenção, rastreamento e controle desse problema de saúde pública.

"Mesmo com a pandemia, pensamos em estratégias presenciais e virtuais para chamar a atenção da população sobre o diabetes, oferecendo informações que envolvem desde sua prevenção, fatores de risco, rastreio, diagnóstico precoce, tratamento, bem como prevenção de complicações", afirma Tatiana Moreira, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Assistência em Diabetes do HUWC.

No Brasil, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, são responsáveis por mais de 70% das mortes, sendo que o excesso de peso é o maior fator de risco para o surgimento da doença.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fones: (85) 3366 8183 e 99265 5460