FAMED participa de simpósio de rede internacional de faculdades de medicina em língua portuguesa

Imagem: Logo da Rede CODEM-LP (Reprodução)Discutir os impactos da pandemia por covid-19 no ensino médico e consolidar uma rede internacional de ensino médico em língua portuguesa. Com essa visão, a Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC participou do 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede de Cooperação das Escolas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), realizado de forma virtual nos dias 4 e 5 de novembro.

A CODEM-LP é uma rede internacional que reúne 13 faculdades médicas de cinco países de língua portuguesa, criada para estimular o intercâmbio de alunos de graduação; o aperfeiçoamento de professores; a cotutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação; e a pesquisa e inovação multilateral.

A FAMED é uma das instituições fundadoras da CODEM-LP. Do Brasil, também participam a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; da Universidade de São Paulo; de Ribeirão Preto; da Federal de Minas Gerais; da Federal do Rio Grande do Sul; e da Federal da Bahia.

A rede inclui ainda a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; da Universidade do Porto; da Universidade de Coimbra (todas em Portugal); Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (Angola); Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique); e Faculdade de Medicina da Universidade de Macau de Ciência e Tecnologia (China).

SIMPÓSIO –  Este é o segundo ano em que o simpósio é realizado. "O evento foi um momento de mobilização da rede. Neste ano, fizemos uma espécie de consolidação, estabelecendo algumas diretrizes e ações que vão contribuir para seu fortalecimento, inclusive com perspectiva de ampliação”, explica o diretor da FAMED, Prof. João Macedo. O evento contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Entre os vários assuntos discutidos estava "o potencial da teleducação na integração da CODEM-LP", "pesquisa e inovação na internacionalização e na integração lusófona" e "matrizes curriculares pós-pandemia".

O diretor da FAMED explica que durante os encontros foi possível perceber como as escolas médicas enfrentam desafios semelhantes em todo o mundo. "Houve um momento em que cada faculdade relatou sua experiência no enfrentamento da pandemia por covid-19. E as pautas foram muito similares", conta. "Isso é muito interessante porque reforça o papel da rede, na medida em que a troca de experiências pode ajudar  os parceiros a, mutuamente, encontrar soluções para problemas que estão enfrentando".

Fonte: Prof. João Macedo, diretor da Faculdade de Medicina da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.