Curso de Jornalismo recebe reitor Cândido Albuquerque, que entrega obra concluída e conhece instalações

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (ao centro), esteve na semana passada, acompanhado de gestores, em visita ao Curso de Jornalismo (Foto: Ribamar Neto/UFC)Dando prosseguimento às visitas institucionais, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, conheceu na semana passada as instalações do Curso de Jornalismo, único do Instituto de Cultura e Arte (ICA) localizado no Campus do Benfica.

A agenda teve como objetivos conferência in loco de uma das obras concluídas a partir do pacote de investimentos da gestão (a troca da cobertura do prédio); conhecimento das atividades desempenhadas por essa graduação e diagnóstico de necessidades estruturais e de equipamentos.

O encontro foi conduzido pela coordenadora do curso, Profª Kamila Bossatto Fernandes, e contou com a presença do reitor, do assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; do superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade, Everton Bezerra Parente; do diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Ferreira; da secretária de Cultura Artística da UFC, Maria Pinheiro Pessoa; do prefeito do Campus do Benfica, Murilo Holanda Dodt, e do prefeito-adjunto do Campus do Benfica, Valdênio da Silva Vieira.

Imagem: O estúdio de telejornalismo do curso foi recentemente reformado (Foto: Ribamar Neto/UFC)A comitiva foi, primeiramente, apresentada ao estúdio de telejornalismo do curso, localizado no terceiro andar do prédio e recentemente reformado com recursos viabilizados via emenda pela deputada federal Luizianne Lins (PT), docente licenciada do curso.

No espaço, de acordo com a integralização curricular mais recente, são desenvolvidas atividades das disciplinas de Jornalismo Audiovisual, Linguagem Audiovisual, Laboratório de Telejornalismo I e II, além de ações de projetos como o Programa de Educação Tutorial (PET) e do Grupo de Práticas e Estudos em Jornalismo Audiovisual (GRUPPE). Em seguida, todos puderam conhecer o Laboratório de Fotografia, o qual já carece de recuperação, segundo a coordenadora. Lá ocorrem as atividades de disciplinas como Fotojornalismo e Oficina de Fotografia.

O terceiro momento da visita foi destinado à inspeção e entrega da obra de recuperação da coberta do prédio, historicamente acometido por infiltrações durante a quadra chuvosa. De acordo com o engenheiro Everton Parente, superintendente da UFC Infra, na obra foi refeita toda a coberta, com troca de telhas por equivalentes termoacústicas; substituição de calhas e impermeabilização.

Ele adiantou que o próximo a receber um olhar cuidadoso da administração será o prédio conhecido como "Torrinha", que abriga, em seu térreo, o Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA), entidade estudantil do curso. "Já foi constatado que a torrinha não tem comprometimento estrutural, então deve receber nova pintura e ter as janelas danificadas trocadas", disse.

Imagem:  Em outro momento da visita, foram feitas inspeção e entrega da obra de recuperação da coberta do prédio, que registrava infiltrações durante a quadra chuvosa (Foto: Ribamar Neto/UFC)EM PLENA ATIVIDADE – Por ser uma construção antiga, datada da década de 1950 e primeira sede da Escola de Engenharia, a necessidade de manutenção no prédio do Curso de Jornalismo passa a ser mais frequente. "Este momento foi importante para que a administração perceba que pequenas obras precisam ser feitas internamente, assim, quando as atividades presenciais voltarem, elas poderão ocorrer com o melhor aproveitamento possível", justifica a Profª Kamila Fernandes.

A docente destaca que o Curso de Jornalismo esteve bastante ativo durante a suspensão de atividades presenciais devido ao novo coronavírus, com forte adesão às aulas remotas, exclusão de poucas disciplinas e um número de supressões de matrícula dentro do esperado. "Claro que estar remoto não é o ideal, há lacunas com relação a softwares e acesso a outros recursos que ajudam na prática jornalística. Mas superamos, por exemplo, as expectativas no número de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) defendidos, e foram trabalhos de muita qualidade", afirmou. O número de concludentes de Jornalismo, no período remoto de 2020.1, foi de 25 alunos, mesma quantidade semestral de ingressantes.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.