Encontros Universitários 2020: prazo para submissão de resumos de trabalhos vai até 4 de janeiro

Imagem: Os Encontros Universitários 2020 são organizados pela PREXO maior evento de divulgação científica do Estado já tem data para acontecer. Os Encontros Universitários (EU) 2020, da Universidade Federal do Ceará, serão realizados, em formato virtual, de 10 a 12 de março de 2021, em todos os campi da UFC, na Capital e no Interior. Todos os editais já foram lançados, e os participantes terão até o dia 4 de janeiro para submeter os resumos de seus trabalhos.

Confira o cronograma completo dos EU2020

Os EU têm como objetivo difundir atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, arte e cultura, além de experiências diversas vivenciadas por estudantes da UFC que atuam como bolsistas ou não em programas e projetos cadastrados, sempre com o acompanhamento de orientadores.

Assim como na edição anterior, devido à pandemia de covid-19, o evento será on-line, permitindo a participação de toda a comunidade da UFC. O público externo também pode assistir a determinadas atividades, como palestras e lives artísticas.

Em Fortaleza, os EU 2020 estão sendo organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX). No Interior, a responsabilidade é da diretoria de cada campus. Confira os detalhes:

EU 2020  Campus de Crateús
EU 2020  Campus de Russas
EU 2020  Campus de Quixadá
EU 2020  Campus de Sobral

"A expectativa é de que a edição de 2020 ultrapasse a que fizemos no último mês de maio. Mais uma vez, será no formato virtual, que certamente é um formato que será mantido, embora no futuro a gente mantenha híbrido, com atividades presenciais e remotas. O formato virtual dá uma ampliação muito grande", afirmou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Nos EU 2019, as palestras no Youtube tiveram média de cerca de 500 usuários durante a apresentação. As oficinas "lotaram" as salas virtuais, com transmissões que chegaram a reunir até 250 pessoas ao mesmo tempo. Já as sessões de apresentações orais registraram até 75 pessoas por sala virtual.

Imagem: Sessão temática de apresentação de trabalho nos EU2019 COMO VAI SER ‒ Os Encontros ocorrerão na plataforma virtual EU 2020, que será utilizada por todos os campi. Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades oral, pôster e apresentação artística, a depender das regras de cada evento (Fortaleza, Crateús, Russas, Quixadá e Sobral). 

Assim como nas edições anteriores, também haverá palestras, oficinas e apresentações culturais on-line. A programação completa estará disponível em breve.

EDITAIS JÁ LANÇADOS ‒ Os EU 2020 são compostos por 20 encontros simultâneos, organizados pelas pró-reitorias e outras unidades da UFC, além da Mostra ICA, do Instituto de Cultura e Arte. Todos os editais e os links para inscrições de trabalhos, tanto para participantes dos campi de Fortaleza quanto dos campi do Interior, já estão disponíveis.

SESSÕES TEMÁTICAS ‒ Em alguns dos campi, dentre os quais Fortaleza, no momento da inscrição dos trabalhos, os participantes poderão escolher uma das nove sessões temáticas disponíveis. Os trabalhos das sessões temáticas serão apresentados apenas na modalidade oral.

São elas: Cultura, Arte e Formação Universitária; Ciências e Biotecnologia; Educação e Inovações Pedagógicas; Internacionalização; Políticas Públicas e Direitos Humanos; Saúde e Bem-Estar; Sociedade e Economia Criativa; Sustentabilidade, Energias Renováveis e Economia do Mar; Tecnologia, Comunicação e Linguagens.

Imagem: Palestra ocorrida nos EU2019, realizado virtualmente em maioQUEM DEVE PARTICIPAR ‒ A regra geral para participação nos EU 2020 determina obrigatoriedade de apresentação de trabalhos (no formato pôster, oral ou apresentação artística) para todos os alunos bolsistas, com auxílio de seus respectivos orientadores, que podem ser servidores docentes ou técnico-administrativos, de acordo com as especificidades de cada edital.

A organização dos EU, contudo, destaca que o evento tem como propósito agregar a comunidade acadêmica e que, por isso, é importante o engajamento de todos. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

MOSTRA ICA ‒ A programação da Mostra ICA acontecerá de maneira totalmente virtual, junto aos Encontros Universitários 2020. Podem se inscrever trabalhos artísticos, culturais e técnicos produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação ou servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

ACESSO RÁPIDO:
Editais e links para submissão de trabalhos
Cronograma do evento
Mostra ICA
Programação do evento (em breve)

Fonte: Comissão Executiva dos Encontros Universitários 2020 ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.