Portal Acervo ICA será lançado na segunda-feira (30) com exposição dos acervos de Ricardo Guilherme e Figurarte

Close em um cartaz antigo de evento de festival de teatro sendo pincelado por uma mão com luvaO Portal Acervo ICA, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, será lançado no próximo dia 30 com exposição virtual de duas coleções do ICA: o DOC.Teatro e Figurarte.

O DOC.Teatro é um acervo de mais de 14 mil itens doados pelo dramaturgo e professor Ricardo Guilherme, um dos maiores nomes do teatro cearense. São fotos, recortes de jornal e textos dramatúrgicos por ele reunidos desde os anos 1970. O acervo foi doado para a UFC em 2010 e desde o ano passado está passando por processo de higienização, catalogação e digitalização.

Já o Figurarte reúne cerca de 3 mil itens, com figurinos recebidos de doação e criações dos próprios alunos e professores do Curso de Design-Moda da UFC. A coleção tem origem em 2008, com a doação à UFC de um conjunto de peças utilizadas com a finalidade de compor personagens e cenários para diversas produções de cinema, teatro e outros eventos na cidade de Fortaleza.

Pelo portal será possível fazer um tour virtual por parte dessas coleções. No caso do DOC.Teatro, são 130 fotografias que passaram por um completo processo de descrição, proporcionando um passeio pela história do teatro no Estado. Já com relação ao Figurarte, serão expostos 14 looks de três coleções diferentes, todas identificadas e descritas, de forma a garantir também a acessibilidade. A iniciativa faz parte projeto Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão on-line de Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza.

A ideia é ampliar a quantidade de material disponível para acesso público, transformando o portal em um centro que reúna diversos acervos. "Com ele, reafirmamos vários aspectos: a democratização do acesso à cultura, a preservação da memória e a garantia do conhecimento e da inclusão social e cultural", avalia o diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Ferreira da Costa.

Figurarte: coleção sem identificação (Foto: Divulgação)LANÇAMENTO – A programação de lançamento do Portal Acervo ICA vai além da exposição em si. Ela tem início no dia 30, às 17h30min, com a cerimônia de lançamento, da qual participam o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Ferreira da Costa, e que será transmitida pelo Canal do ICA no YouTube. Depois da cerimônia, será aberta a exposição virtual.

No dia 1º de dezembro, ocorrerá o Seminário de Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais. O evento é on-line e será transmitido, entre 14h e 17h, também pelo Canal do ICA no YouTube.

A programação do seminário contará com três palestras. A primeira abordará "Conservação preventiva de acervos artísticos e culturais", com Graciele Siqueira, diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), e Roberto Moreira Chaves, técnico do Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Memorial da UFC, com mediação de Henrique Rocha, produtor cultural do ICA.

Em seguida, será realizada a palestra "A interdisciplinaridade no contexto da descrição e difusão de acervos arquivísticos", com Isabel Ferreira Wanderley e Felipe Teixeira, arquivistas da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e consultores do projeto Acervo ICA, com mediação da produtora cultural do ICA Jocastra Holanda.

A última palestra será sobre "Digitalização e difusão on-line de acervos pela Plataforma Tainacan", com Lucas Lima Campos, desenvolvedor da plataforma digital e técnico em multimídia do ICA, com mediação de Tobias Gaede, produtor cultural do ICA. Haverá certificação de horas complementares para participantes do seminário. Para participar, é necessário se inscrever por meio de formulário on-line.

DOC.Teatro: O Simpático Jeremias, montagem da Comédia Cearense em 1970 (Foto: Divulgação)VISITA AO ICA – Uma apresentação prévia do portal foi feita aos dirigentes máximos da administração superior na semana anterior ao lançamento, por ocasião da primeira visita institucional do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, à unidade acadêmica. Acompanhados da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; do assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; do superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Parente; e do superintendente-adjunto da UFC Infra, Eduardo Palheta, os gestores foram recebidos pelo diretor, Prof. Marco Túlio Ferreira, e pela vice-diretora, Profª Araguacy Filgueiras.

Participaram também da programação a equipe de produção cultural do ICA e diversos servidores técnico-administrativos dos demais setores. A agenda teve como objetivo conhecer as atividades lá desempenhadas e fazer levantamento de necessidades de infraestrutura, manutenção e pessoal.

O tour conduzido foi iniciado com apresentação dos espaços memorialísticos da unidade, como o material que compõe o portal lançado e o acervo bibliográfico. Em seguida, o percurso passou pela área administrativa, anfiteatro e área didática, que inclui salas de aula, salas de corpo, estúdio de gravação e laboratórios, como os de Voz, de Instrumentos Musicais, de Dança, de Informática, de Mídias Digitais e de Gastronomia (Cozinhas Quentes, Panificação e Confeitaria).

Segundo o reitor, virão em breve anos muito difíceis financeiramente, por isso, é importante conhecer a vocação própria das unidades para potencializar sua atuação. "Aqui no ICA a vocação é muito extensionista, por isso fiz questão que a Profª Elizabeth nos acompanhasse. O ICA é muito importante, mas precisa ser fortalecido e estruturado, reorganizando-o para garantir o uso eficiente de recursos para melhorar a ação pedagógica", afirmou.

Fonte: Prof. Marco Túlio Ferreira da Costa, diretor do ICA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.