Administração superior e SESA discutem parcerias para inovação e inteligência em saúde

Imagem: Participantes da reunião conversamA Universidade Federal do Ceará e a Secretaria da Saúde do Estado devem estreitar ainda mais os laços em um futuro próximo, com nova parceria que visa ao fomento de ações de inovação e inteligência em saúde. Para discutir o tema, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu-se nessa quinta-feira (26) com o Prof. Carlos Alberto Martins Rodrigues (Cabeto), secretário estadual da Saúde, na sede da SESA, localizada na Praia de Iracema.

Além do reitor, participaram do encontro, que deve ser o primeiro de uma série, o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; o pró-reitor de Relações internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; e o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim.

A visita faz parte de uma programação que prevê aproximações com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e o próprio governador, Camilo Santana. A ideia é identificar no que a Universidade pode ajudar para potencializar o desenvolvimento do Ceará, estreitando os laços com o poder público local à semelhança da relação estabelecida entre universidades internacionais de excelência e os governos de suas regiões de instalação.

"Se o Estado está precisando e nós podemos atender, por que não desenvolver estudos para a saúde pública estadual, com financiamento estadual e equipamentos e pessoal da UFC? Na medida em que faço pesquisa para o Estado, eu melhoro também a minha qualidade universitária", justificou o reitor, reconhecendo que alguns laboratórios da casa são, muitas vezes, subutilizados. "Ao visitar o parque tecnológico de universidades chinesas, ficamos impressionados como tudo funciona 24h. Nos horários em que os acadêmicos não estão trabalhando, a indústria está", disse.

Para Cabeto, é muito interessante e necessário para a Faculdade de Medicina se aproximar de equipamentos como a Escola de Saúde Pública e vice-versa. Mas não é o único campo do saber que pode se beneficiar, frisou, chamando atenção para a interdisciplinaridade da própria saúde: "Se você entrar no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, não encontrará só médicos, mas também economistas, engenheiros, advogados, analistas de dados", enumerou.

Imagem: Participantes da reunião conversamO secretário citou exemplos internacionais, como o distrito 22@Barcelona, antiga área industrial que se tornou um distrito de inovação na cidade espanhola, e a organização norte-americana PCORI, instituto que financia pesquisas centradas nos usuários dos serviços de saúde, para ilustrar como poderia funcionar o vínculo. A iniciativa teria, segundo ele, potencial para culminar na criação de um centro interinstitucional de pesquisas na área de inteligência em saúde pública.

Na ocasião, o Prof. Augusto Albuquerque apresentou a proposta do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, ressaltando que o espaço foi criado para sanar um problema recorrente – quem precisa das soluções acadêmicas às vezes não sabe por onde chegar à Universidade. "A Universidade é muito grande, e as pessoas têm acesso aos serviços dela através de pontos diferentes. O Condomínio é, agora, o canal da sociedade, do setor produtivo, com as unidades da Instituição que, de alguma forma, tocam o tema da inovação e do empreendedorismo", afirmou o pró-reitor.

No encerramento do encontro, o reitor destacou que o objetivo fora alcançado: "Pudemos mapear os pontos de contatos por onde a gente pode chegar e contribuir com a saúde. O nome da nossa instituição é Universidade Federal do Ceará. Ou seja, ela tem que estar pronta a servir à população do Estado, com articulação com o governo estadual e as prefeituras das cidades onde está instalada".