Em reunião nesta sexta-feira (27), PRAE recebe comissão da UFERSA para troca de experiências

Imagem: grupo de pessoas sentadas formando um semicírculoEm reunião realizada nesta sexta-feira (27), as pró-reitorias de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) reuniram-se para compartilhar experiências sobre ações de assistência estudantil. O encontro dá prosseguimento à aproximação iniciada pela visita à UFC, em setembro, da reitora da instituição potiguar, Profª Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, para intercâmbio de conhecimentos e práticas entre as universidades.

A visita foi iniciada com uma apresentação da estrutura física da pró-reitoria, guiada pela coordenadora de assuntos estudantis, Marcela Studart, à pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFERSA, Janaina Holanda; ao pró-reitor-adjunto, Éder Jofre Marinho, e à coordenadora da Divisão de Programas Sociais, Patricia Silva Rebouças. Em seguida, foi realizada uma apresentação das ações realizadas pelas divisões de Gestão de Benefícios (DIGEB) e Gestão de Moradia (DIGEM), da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE), e pela Coordenadoria de Atividades Desportivas (CAD) e do Restaurante Universitário (DRU).

Em sua fala, a Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, apresentou um balanço das ações realizadas no ano corrente, com ênfase nas medidas implantadas durante a pandemia do novo coronavírus, como a reorganização dos Encontros Universitários para o formato on-line, a aplicação de 6.835 testes de covid-19, a distribuição de chips de Internet móvel, o auxílio-inclusão digital e os serviços de acolhimento e suporte aos estudantes.

Pela Divisão de Gestão de Benefícios, Priscila Gonçalves, assistente social, e Beatriz Nunes, assistente em administração, explanaram os quatro principais benefícios ofertados pela UFC aos estudantes. No primeiro momento, foi apresentada a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), maior programa de bolsas da UFC. A BIA fornece auxílio-financeiro, no valor de R$ 400,00, para que os estudantes, prioritariamente de semestres iniciais, tenham condições de permanecer na Universidade e manter um desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação, em caráter de iniciação acadêmica, nas diversas unidades da Instituição.

pessoas de máscaras e abraçadas posando para fotoEm seguida, foram exibidas as áreas de atuação do auxílio-emergencial, criado com o intuito de assistir estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que ingressam na universidade em listas de espera do SISU após os processos seletivos da PRAE. Na oportunidade, foram esclarecidos os casos em que o auxílio pode ser utilizado, como a compra de óculos de grau, custeio de gastos relacionados a problemas de saúde dos discentes que venham a dificultar a frequência regular às aulas, compra de instrumentos para a prática de disciplinas, como os materiais requisitados para os cursos de Odontologia, Gastronomia e Arquitetura, dentre outros.

Por último, foi apresentado o auxílio-creche, ofertado a estudantes que sejam pais ou mães de criança com idade entre 6 meses e 4 anos incompletos, que esteja sob sua guarda e que coabite com eles, sem limite de vagas; e a isenção da taxa do Restaurante Universitário.

A servidora Mônica Coelho, por sua vez, explicou aos presentes todas as atividades e os recursos relativas à gestão de moradia dos estudantes, como o auxílio-moradia e a Residência Universitária, que engloba ações como as formações de diretores, auxílio-manutenção para reparos na casas – que durante a pandemia foi redirecionado para compra de jogos e itens de lazer e promoção de saúde mental – bem como a gestão das refeições, e auxílio para custeio da alimentação dos residentes durante os fins de semana e feriados.

Pela Coordenadoria de Atividades Desportivas, o servidor Pedro Serpa apresentou a Política de Desporto Universitário, os objetivos da coordenadoria, bem como a estrutura organizacional e as ações das três frentes de atuação do Desporto Universitário: desporto de rendimento, voltado para o aperfeiçoamento esportivo por meio das Seleções Universitárias de basquete, futsal, handebol e vôlei; desporto educacional, com a promoção de competições internas para os estudantes; e o desporto de participação, para os alunos que buscam voluntariamente a prática esportiva informal como forma de integração com outros estudantes e a promoção da saúde.

Ao fim, Haquila Aguiar, assistente em administração do Restaurante Universitário, discorreu sobre o Programa de Restaurante Universitário, com foco na gestão da oferta de refeições durante as três fases da pandemia, além de traçar um panorama geral sobre o programa.

A pró-reitora da UFERSA, Janaína Holanda, falou em entrevista sobre a intenção da UFERSA de conhecer outras universidades para identificar os principais problemas, discutir estratégias e reconhecer pontos em comum.

Já a pró-reitora da UFC, Profª Geovana Cartaxo, reafirmou a importância da troca de experiência entre as universidades para melhorar a assistência estudantil.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.