Cientistas Chefes do Ceará: Nova websérie já estreou no canal da UFCTV no Youtube

Imagem: logomarca da websérie Cientistas Chefes do CearáNesta quarta-feira (2), às 9h, a UFCTV, braço da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da Universidade Federal do Ceará, estreia a nova websérie Cientistas Chefes do Ceará, que traz, a cada episódio, entrevista com um dos pesquisadores que integram o programa Cientista Chefe, realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

Criado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), o Cientista Chefe une o meio acadêmico e a gestão pública para apresentar soluções a problemas enfrentados pela sociedade, promovendo a presença de pesquisadores nos órgãos e secretarias do Estado, em setores estratégicos, como segurança pública, educação, saúde, energias renováveis, pesca e aquicultura, recursos hídricos e análise de dados.

Cada equipe de trabalho é coordenada por um cientista chefe, um pesquisador de referência em sua área de atuação. Dos 14 cientistas que atualmente compõem o programa como coordenadores, 12 são professores da UFC, sendo dois docentes visitantes.

No primeiro episódio, o entrevistado é o Prof. Marcelo de Oliveira Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, cientista chefe do Meio Ambiente, atuando junto à Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Pós-doutor em Geociências Marinhas pela Universitat Autònoma de Barcelona, o professor atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC.

Com duração de 6 a 8 minutos, cada novo episódio da websérie Cientistas Chefes do Ceará terá conversa sobre a vida e trabalho de um dos cientistas. "A ideia é apresentar o que eles vêm pesquisando, que projetos vêm desenvolvendo para melhorar a vida da população cearense nas áreas em que eles trabalham, e também apresentar um pouco da trajetória deles enquanto pesquisadores, que os trouxe até o cargo de cientista chefe", explica a produtora da UFCTV, Celina Paiva.

INSPIRAÇÃO – Para a coordenadora da CCSMI, Profª Cláudia Buhamra, a iniciativa do Governo do Estado de criar o Cientista Chefe é "louvável" e serve para aproximar a UFC da sociedade, por meio do poder público. "A importância do programa é mostrar para a sociedade o quão próximo nós estamos. A razão de ser da Universidade é a criação de soluções sociais e científicas que vão tornar melhor a vida da sociedade", afirma.

Com as entrevistas, a professora espera que mais pessoas possam se inspirar a trilhar também o caminho da ciência. "Essa é a beleza da nossa profissão, de professora, pesquisadora, cientista: mostrar que nós um dia fomos estudantes e que fomos inspirados por professores que nos pegaram pela mão e nos inspiraram a seguir o mesmo caminho. Esse é o nosso papel hoje", defende.

A veiculação da websérie Cientistas Chefes do Ceará será feita em conjunto pela UFC, no canal da UFCTV no Youtube, pela FUNCAP e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (SECITECE). A partir da segunda semana da série, serão divulgadas duas entrevistas por semana, até o dia 15 de janeiro.

LANÇAMENTO – Para lançar o novo produto, foi realizada na terça-feira (1º), às 19h, uma live do projeto Experiências Inspiradoras, que produz entrevistas com ex-alunos da UFC conduzidas pela Profª Cláudia Buhamra, no perfil @UFCinforma no Instagram. Na ocasião, houve conversa com o biólogo e divulgador científico Hugo Fernandes.