Secretaria de Acessibilidade conclui mais uma edição do curso de formação de agentes

Placa de  Entrada da Secretaria de Acessibilidade da UFCA Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC Inclui) concluiu, nessa segunda-feira (30), o curso de formação Noções Básicas de Acessibilidade no Contexto de Atuação dos Agentes de Acessibilidade da UFC. Nesta edição, foram formados 19 novos agentes, e 15 servidores participaram para atualização de conhecimentos.

O objetivo da formação é capacitar e instrumentalizar servidores docentes e técnico-administrativos que atuam como agentes de acessibilidade, para que possam reconhecer as barreiras de acessibilidade, desenvolver estratégias e fornecer orientações e encaminhamentos que contribuam para a permanência dos estudantes com necessidades especiais na Universidade.

Dentre os temas abordados durante o curso estão os conceitos legais, históricos e sociais da condição de deficiência; definição e exemplos dos tipos de barreiras de acessibilidade existentes; a legislação vigente no País acerca da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na vida acadêmica; condições de deficiências e abordagens educacionais aplicadas no contexto do ensino superior; conceito de tecnologia assistiva e seus recursos; e a atuação do agente de acessibilidade.

Por ser assistente social do Campus da UFC em Sobral, a servidora Rafaela Aguiar afirma receber com frequência demandas de professores e estudantes acerca de pessoas com deficiência que ingressam na Universidade. Por isso, resolveu incorporar a função de agente de acessibilidade e participar do curso.

"A formação foi o maior aprendizado que pude ter no contexto da pandemia. A riqueza de temática mostra a diversidade que permeia o universo das pessoas com deficiência e o quanto a Universidade vem crescendo o olhar e proporcionando a cada dia a ampliação das possibilidades de acolhida desse público. Assim como também pudemos reconhecer, a partir da narrativa dos alunos com deficiência e dos pesquisadores da área, as nossas fragilidades enquanto Instituição e no que devemos avançar", explica a servidora.

Já Abraão Ferreira, técnico em assuntos educacionais do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), faz parte da Comissão de Agentes de Acessibilidade desde o início do programa, em 2019. Para ele, "a formação dos agentes de acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento da cultura inclusiva na Universidade". Ele explica que “o agente de acessibilidade se torna um difusor de informação no centro ou departamento em que está lotado e faz com que mais pessoas estejam lutando por esta causa tão imediata e importante que é a inclusão".

Os encontros ocorreram de forma remota, por meio da plataforma de webconferências Google Meet. Ao todo, foram realizados 12 encontros, com duração média de duas horas cada um. No último encontro, os participantes puderam expor suas dúvidas e impressões e ouvir os Estudantes Público-alvo da Educação Especial da Perspectiva Inclusiva para compreender melhor as vivências e demandas a partir da visão dos próprios alunos.

AGENTES DE ACESSIBILIDADE – A Comissão de Agentes de Acessibilidade é uma extensão da Secretaria de Acessibilidade nas Unidades Acadêmicas da UFC. Entre as atribuições da comissão estão a identificação de estudantes com deficiência ou com altas habilidades e suas necessidades pedagógicas; contribuir para a implantação e expansão da política de acessibilidade nas unidades acadêmicas; favorecer a comunicação entre o estudante com deficiência e a coordenação do curso; e propor ou desenvolver estudos, seminários, debates e pesquisas que forneçam subsídios em caráter propositivo para a formulação, elaboração e avaliação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

Davi Cândido, técnico em assuntos educacionais da Secretaria de Acessibilidade, explica que a intenção é que os agentes sejam uma extensão da Secretaria nas Unidades Acadêmicas. "Com a implantação das cotas para pessoas com deficiência, o número de estudantes com necessidades especiais mais do que dobrou, por isso, precisamos desses servidores para nos ajudar a fazer o acompanhamento desses estudantes".

UFC INCLUI – A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui é um setor exclusivo para elaborar ações para a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade.

Com três eixos de atuação (tecnológico, atitudinal e pedagógico), a Secretaria trabalha na formulação de uma política central de acessibilidade na UFC, agindo para que essa proposta seja respeitada e implementada nos diversos espaços da Universidade.

Apesar de oferecer alguns serviços, como edição de textos, suporte pedagógico e de tecnologias assistivas, tradução e interpretação de Libras, entre outros, não se trata essencialmente de uma unidade executora e, sim, de um núcleo de fomentação e acompanhamento de ações intersetoriais. Além disso, também não é objetivo da Secretaria de Acessibilidade absorver todas as ações referentes à inclusão, tendo em vista que o tema é de responsabilidade de toda a Universidade.

Fonte: Davi Cândido, técnico em assuntos educacionais da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.