Portal Acervo ICA é lançado com solenidade e seminário on-line; mais de 17 mil itens estão disponíveis

Imagem: print de tela da solenidade

O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará lançou, na última segunda-feira (30), o Portal Acervo ICA, sítio digital que abriga vasto conteúdo de produção artística e memorialística ligada àquela unidade acadêmica e a instituições vinculadas à sua origem, como o Curso de Arte Dramática (CAD).

A plataforma foi lançada em solenidade virtual transmitida pelo canal do ICA no Youtube, presidida pelo produtor Henrique Rocha, da equipe de produção cultural do Instituto, e contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Ferreira; da vice-diretora do Instituto, Profª Araguacy Filgueiras; do diretor-presidente da Fundação ASTEF – Fundação de Apoio a Pesquisas no Ceará e Nordeste, Prof. José de Paula Barros Neto; e do secretário da Cultura de Fortaleza, Antônio Gilvan Silva Paiva.

Abrigando inicialmente duas coleções – DOC.teatro e Figurarte –, o portal possibilita ao usuário navegar virtualmente por mais de 17 mil itens catalogados, digitalizados e disponibilizados segundo critérios de acessibilidade a pessoas com deficiência (como descrição para cegos, por exemplo). A primeira coleção, com 14 mil arquivos, foi doada pelo dramaturgo e professor aposentado Ricardo Guilherme, um dos maiores nomes do teatro cearense. São fotos, recortes de jornal e textos dramatúrgicos por ele reunidos desde os anos 1970. Já o Figurarte reúne cerca de 3 mil peças, com figurinos recebidos de doação e criações dos próprios alunos e professores do Curso de Design-Moda da UFC, alguns já tendo passado em passarelas como a do Dragão Fashion Brasil. O trabalho contou com financiamento municipal, por meio do Edital das Artes de Fortaleza, lançado pela SECULTFOR.

Em sua fala, o Prof. Marco Túlio chamou a atenção para o fato de que a solenidade, assim como praticamente todas as expressões culturais e artísticas (um dos segmentos mais afetados pela pandemia), precisou se adaptar ao novo contexto digital, para evitar a propagação do novo coronavírus. "Este novo espaço reafirma nosso compromisso como universidade pública, de permitir o acesso a todos que queiram consultar nossa cultura, nossa arte, nossa memória. Nossa expectativa é de que, no futuro, este se configure num dos mais representativos espaços de formação, estudo e pesquisa em arte do nosso Estado. Parabenizamos a todos que participaram desse momento e nos permitiram chegar até aqui", disse o diretor, sublinhando que o portal permite à Universidade interagir com atores que estão fora do âmbito acadêmico, de qualquer lugar do mundo.

O reitor Cândido Albuquerque classificou como maravilhoso o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do ICA e pelo conjunto de professores, técnicos e alunos do Instituto. "É uma iniciativa que vai democratizar o acesso à cultura ao mesmo tempo em que preserva sua história. Estive na unidade, conferi de perto o portal do acervo, e, realmente, está fantástico. Além disso, é muito gratificante ver esse fruto concreto da parceria entre a comunidade acadêmica e a cultura municipal. É uma forma de abrir a Universidade para a sociedade", resumiu o dirigente máximo.

Imagem: print de tela da segunda mea-redonda solenidade

Já Gilvan Paiva, secretário municipal da Cultura, disse ser uma grande alegria constatar a parceria consolidada entre o ICA e o poder público municipal, acrescentando que fortalecer iniciativas como essa, ligadas à preservação da memória, são importantes não só para a cultura, mas também para a educação das próximas gerações.

Após a mesa principal, com as autoridades acadêmicas e da gestão cultural municipal, foram realizadas outras duas mesas-redondas, uma com a equipe técnica envolvida no projeto (produtores culturais, arquivistas e bolsistas, coordenados pela produtora Jocastra Holanda) e outra com docentes que apresentaram detalhes das coleções integrantes do portal. Os convidados dessa mesa foram os professores Ricardo Guilherme e Gil Brandão, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Teatro da UFC, e Syomara Duarte, do Curso de Design-Moda.

Ricardo Guilherme, que, em paralelo à carreira nas artes cênicas se dedicou à reunião do acervo DOC.Teatro agora disponibilizado, fez uma fala que resgatou parte da trajetória do teatro cearense. "Presente, passado e futuro são três tempos que nos perpassam. Foi isso que me motivou, ainda muito jovem, com 15 anos, a começar a reunir este acervo, que mantive no Teatro São José, depois no Theatro José de Alencar e no Teatro Universitário. Tenho com a UFC uma relação de 40 anos, de 1979 a 2019, e este acervo se refere a dois séculos de teatro no Ceará, no Brasil e no mundo. Mesmo aposentado da Universidade, estarei sempre ligado a este projeto, e tenho muita honra de estar junto com a equipe de produção cultural da UFC", afirmou o professor, ator e dramaturgo.

Durante essa terça-feira (1º), a programação continuou com o Seminário de Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais, das 14h às 17h. O Portal Acervo ICA já está no ar e pode ser acessado.

Fonte: Prof. Marco Túlio Ferreira da Costa, diretor do ICA – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.