"Cartilha de Gestão de Documentos Arquivísticos na UFC" será lançada segunda-feira (7), na Reitoria

Capa da Cartilha de DocumentosSerá lançada na próxima segunda-feira (7), às 10h, na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Cartilha de Gestão de Documentos Arquivísticos na UFC. Produto da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), a obra aponta uma introdução à normatização dos procedimentos administrativos relativos à documentação arquivística produzida ou recebida na Instituição.

Em 22 páginas, a cartilha apresenta temas como gestão de documentos, prazos de guarda, digitalização de documentos, gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), armazenamento e transporte desses materiais, entre outros. Todas as informações disponíveis no texto seguem os dispositivos das leis nº 8.159/1991, que instituiu o Sistema Nacional de Arquivos e implantou a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados; e nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso à Informação.

"Essa Cartilha elaborada pela Comissão tem como um de seus principais objetivos fornecer aos servidores da Instituição uma breve introdução às práticas e teorias da gestão de informação arquivística, buscando otimizar e tornar mais eficazes e eficientes as atividades desenvolvidas na UFC", explica a presidente da CPAD, Profª Virgínia Bentes. Destaca a pró-reitora-adjunta da PROPLAD, Adênia Guimarães, que todas as unidades acadêmicas e administrativas receberão as versões impressa e digital da Cartilha, para uso na gestão cotidiana de documentos.

SAIBA MAIS – Criada pela Resolução CONSUNI nº 46/CONSUNI de 10/11/2014, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) é vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e tem como objetivos orientar e analisar a avaliação de documentos arquivísticos na UFC. A avaliação tem como objetivo a destinação final da documentação arquivística, seja o recolhimento para a guarda permanente ou a eliminação.

Fazem parte da CPAD os servidores: Virgínia Bentes Pinto (docente), Amarildo Maia Rolim (técnico em Tecnologia da Informação), Ana Isabel Ferreira Wanderley (arquivista), Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva (técnica em Arquivo), Auricélia França de Souza Reis (técnica em arquivo), Breno Gomes Fernandes (técnico em Tecnologia da Informação), Dayana Ribeiro Rodrigues (arquivista), Felipe Teixeira Lourenço Garrido (arquivista), Karla Cristine Rodrigues (assistente em administração), Kathleen da Silva Bastos (arquivista), Maria de Fátima Andrade (historiadora), Mônica Maria Gonçalves (arquivista), Rafael de Farias Vieira (historiador), Regina Célia de Camargo Campos (arquivista), Roberto Moreira Chaves (técnico em conservação e restauração) e Rosa Maria Nogueira Rocha (arquivista).

Fonte: Adênia Guimarães, pró-reitora-djunta da PROPLAD – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.