Concluída restauração estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici, em Fortaleza

No início de novembro, a Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) teve concluída a restauração estrutural da rampa de acesso, com reforço de estruturas e impermeabilização da laje. A obra, reiniciada em fevereiro último, foi cumprida ao custo de R$ 411.626,52. Essa medida integra o conjunto de obras do pacote de investimentos anunciado em agosto deste ano pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque. Os recursos são provenientes do orçamento próprio da Universidade, de dotações dos ministérios da Educação e da Justiça, bem como de emendas parlamentares.

Imagem: Na obra da Biblioteca Central do Campus do Pici foi feita a restauração estrutural da rampa de acesso, com reforço de estruturas e impermeabilização da laje (Foto: UFC Infra)

Na sequência, foram terminados os processos de licitação e emitidas as ordens de serviço para a retomada da construção dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM) e de Energias Renováveis (LER). Ambos se localizam no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e estavam com as obras paradas há mais de quatro anos. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Para o titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra), engenheiro Everton Parente, é uma satisfação profissional de toda a equipe contribuir com o crescimento quantitativo e qualitativo da Universidade. O superintendente reforçou ainda que as melhorias em infraestrutura trazem benefícios não apenas à comunidade acadêmica e administrativa da UFC, mas a toda a sociedade.

"Durante a pandemia, as obras em andamento paralisaram apenas durante o período de lockdown decretado pelo Governo do Estado. Os serviços exclusivamente presenciais foram dispensados às pessoas pertencentes ao grupo de risco, e aqueles que trabalharam presencialmente seguiram as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da covid-19", afirmou Everton Parente.

Outras obras sendo reiniciadas na capital cearense incluem os vestiários do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), o Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes (LAMOTRIZ) e o Bloco do Departamento de Engenharia de Produção, todos no Pici; e o Bloco Didático de Letras-Libras, na área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. Em janeiro de 2021 se dará continuidade à construção do Bloco de Patologia do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral. Até 31 de dezembro, as licitações e a contratação de outras 12 obras serão igualmente finalizadas. Os orçamentos e o andamento dos serviços podem ser consultados no site da Superintendência.

CONCLUSÃO – Em 2020, a UFC Infra já entregou à comunidade universitária obras como a reforma do Cinema Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira; a coberta do prédio do Curso de Jornalismo e a estrutura do elevador panorâmico da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Benfica. Nesse segmento, foram concluídos a sala de freezers da Faculdade de Medicina (FAMED), no Campus de Porangabuçu; os acessos, as calçadas, a faixa elevada e a acessibilidade do Instituto UFC Virtual e do Restaurante Universitário II, no Campus do Pici.

LEIA MAIS: UFC destina R$ 27 milhões para o maior pacote de investimentos dos últimos quatro anos

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.