Solenidade marca lançamento de Cartilha de Gestão de Documentos Arquivísticos na UFC

Foi lançada, em solenidade na manhã desta segunda-feira (7), na sala do Conselho Universitário (CONSUNI), a Cartilha de Gestão de Documentos Arquivísticos na Universidade Federal do Ceará, elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e com a Imprensa Universitária. Estiveram presentes o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; o assessor do gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo; a Profª Virgínia Bentes, docente do Departamento de Ciências da Informação e presidente da CPAD, além de membros e ex-membros da comissão responsável pela elaboração da cartilha.

Abrindo as falas institucionais, o Prof. Almir Bittencourt fez menção a um passado, não tão remoto, no qual os documentos e processos da Universidade circulavam via malote e, quando uma comunicação entre um campus do Interior e a administração superior em Fortaleza podia demorar de 15 a 20 dias até o recebimento. "Temos em mãos uma cartilha simples, didática e muito oportuna, que será capaz de conscientizar nossa comunidade. Por isso, é preciso agradecer a competência, a dedicação e o trabalho 'de formiguinha' realizado pela Comissão, silencioso, porém de grande importância", reconheceu o pró-reitor, destacando que esta e as futuras gestões precisam ter (e terão) acesso a dados reveladores de diferentes momentos históricos da UFC para embasar suas decisões.

Imagem: Reitor e pró-reitores (ao centro) posam com a equipe responsável pela cartilha (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Tutora do trabalho da Comissão e pesquisadora da área, a Profª Virgínia Bentes disse sentir-se abençoada por ter tido o privilégio de contar com uma equipe tão competente. "O que posso dizer é que nem pareceu trabalho. Nasci em uma ilha muito simples no Pará na qual se brincava com tudo, então esse é o espírito com que levo as coisas. Sou apaixonada pela UFC e pela sua história. Como pesquisadora de informação em saúde, tive acesso ao primeiro prontuário da nossa Faculdade de Medicina", afirmou. Ela acrescentou ainda que o suporte das tecnologias, com a possibilidade do armazenamento em nuvem, não deve excluir o manejo e preservação dos originais de arquivos e documentos. "Mesmo entre as nuvens, pode haver uma tempestade", brincou.

Ouça também notícia produzida pela rádio Universitária FM sobre a cartilha

O Prof. Cândido Albuquerque fez coro com a Profª Virgínia, dizendo que é devido ao clima institucional que o corpo funcional da UFC se sente em casa e executa seu trabalho com maestria. Ele sintetizou o lançamento da cartilha como um passo fundamental para a política de gestão da informação na Universidade. "É algo, contudo, em que nós precisamos continuamente investir e melhorar. Se não tomarmos as medidas necessárias, o tempo se encarregará de apagar a nossa história", afirmou, ao relembrar que, por ocasião dos 110 anos da Faculdade de Direito, foi feito um grande esforço arquivístico pela unidade, culminando na recuperação do livro que registra o nascimento daquele que foi o primeiro curso de Direito do Ceará e um dos pioneiros do Nordeste.

Imagem: Tutora do trabalho da Comissão e pesquisadora da área, a Profª Virgínia Bentes

SOBRE A CARTILHA – A obra tem o objetivo de introduzir a comunidade acadêmica à normatização dos procedimentos administrativos relativos à documentação arquivística produzida ou recebida na Instituição. Com 22 páginas, a publicação apresenta temas como gestão de documentos, prazos de guarda, digitalização de documentos, gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), armazenamento e transporte desses materiais, dentre outros.

Todas as informações disponíveis no texto seguem os principais dispositivos da legislação nacional na área, como as leis nº 8.159/1991, que instituiu o Sistema Nacional de Arquivos e implantou a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados; e nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso à Informação.

Integram a CPAD os seguintes servidores: Virgínia Bentes Pinto (docente), Amarildo Maia Rolim (técnico em Tecnologia da Informação), Ana Isabel Ferreira Wanderley (arquivista), Anna Carollyna de Bulhões Moreira Silva (técnica em Arquivo), Auricélia França de Souza Reis (técnica em arquivo), Breno Gomes Fernandes (técnico em Tecnologia da Informação), Dayana Ribeiro Rodrigues (arquivista), Felipe Teixeira Lourenço Garrido (arquivista), Karla Cristine Rodrigues (assistente em administração), Kathleen da Silva Bastos (arquivista), Maria de Fátima Andrade (historiadora), Mônica Maria Gonçalves (arquivista), Rafael de Farias Vieira (historiador), Regina Célia de Camargo Campos (arquivista), Roberto Moreira Chaves (técnico em conservação e restauração) e Rosa Maria Nogueira Rocha (arquivista).