PRAE inscreve até as 23h59min desta terça-feira (8) estudantes recém-ingressos em 2020.2 para o Projeto Alunos Conectados

Atenção, alunos que ingressaram em cursos de graduação presencial em 2020.2 na Universidade Federal do Ceará e se enquadram em situação de vulnerabilidade socioeconômica: a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC inscreve até as 23h59min desta terça-feira (8) para o processo seletivo destinado ao fornecimento de chips com franquia de serviços de dados móveis, no âmbito do Projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Neste processo seletivo, serão disponibilizados 800 chips, distribuídos entre os campi de Fortaleza (680), Russas (50) e Sobral (70), conforme o percentual de estudantes ingressantes no mencionado semestre.

O formulário de inscrição, e o Edital nº 17/2020 – Inclusão Digital / Alunos Conectados MEC-RNP/2020 estão disponíveis no site da PRAE.

Imagem: O Edital prevê a distribuição de 800 chips de internet para recém-ingressos 2020.2 em graduações de Fortaleza, Russas e Sobral (Imagem: Divulgação)

O fornecimento dos chips de telefonia celular com pacote de acesso à Internet de até 20 GB por mês visa facilitar que estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica possam desenvolver e continuar as suas atividades acadêmicas remotas, fora do campus de sua instituição de ensino.

QUEM PODE SE INSCREVER – De acordo com o edital, para fazer a solicitação, o aluno precisa estar regularmente matriculado no primeiro semestre letivo de curso presencial de graduação dos campus de Fortaleza, Russas e Sobral em 2020.2; não ter concluído curso de graduação; estar comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, conforme regulamenta o Decreto n.º 7.324/2010 (PNAES); e não possuir acesso à Internet, nem a plano mensal de dados móveis (3G/4G) com capacidade superior a 15 GB.

Importante: estudantes que, no semestre letivo 2020.2, realizaram mudança de curso; reingressaram no mesmo curso ou ingressaram em outro curso por meio do SiSU poderão concorrer desde que já não tenham sido contemplados nos editais anteriores com a concessão de chip.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO – Até as 23h59min do dia 8 de dezembro, o estudante deverá, obrigatório e cumulativamente:

- Acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); selecionar a aba "Auxílios e Bolsas", e, então, a aba "Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas". Por fim, escolher o anúncio do seu respectivo campus, atualizar seus dados e manifestar interesse; e
- Preencher o formulário  e anexar os documentos exigidos que estão bem detalhados no edital

Não será aceita inscrição efetuada fora do prazo, nem em desacordo com o presente edital.

RESULTADOS – Os resultados preliminares do processo seletivo serão divulgados nos sites da PRAE e dos Campi do Interior (Russas e Sobral) no dia 17 de dezembro. Conforme o edital, do resultado preliminar da seleção, caberá recurso, devidamente fundamentado, que será recebido em 18 de dezembro de 2020, via Google Form, a ser ainda divulgado com o resultado preliminar. O resultado final, após a análise dos recursos, será divulgado em 22 de dezembro de 2020.

DISTRIBUIÇÃO DOS CHIPS – A distribuição dos chips aos estudantes deferidos será realizada em cada campus e em local a ser definido após o resultado. O chip será entregue exclusivamente ao aluno deferido no processo, mediante apresentação de documento de identidade com foto, e para isso, serão obedecidos, rigorosamente, os protocolos sanitários de proteção contra o novo coronavírus (covid-19). Solicita-se, assim, que o estudante compareça ao local definido usando máscara de proteção e porte uma caneta própria.

Confira abaixo o cronograma do processo seletivo.
Imagem: Cronograma do Edital nº 17/2020 – Inclusão Digital / Alunos Conectados MEC-RNP/2020 (Imagem: Divulgação)

Outras informações podem ser obtidas no site da PRAE (www.prae.ufc.br).

Fonte: Beatriz Nunes Macedo Pereira, pró-reitora de Assuntos Estudantis em exercício – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.