Com novos equipamentos, Campus de Crateús terá melhorias em infraestrutura de TI e em conectividade

O Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará iniciou a instalação de novos equipamentos de informática que irão incrementar a infraestrutura tecnológica da unidade e, com isso, melhorar a prática educacional de estudantes e professores ‒ principalmente nos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI), Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Um investimento de R$ 100 mil, oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Filipe e executado a partir da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), possibilitou a chegada de 11 novos computadores de alto desempenho; um servidor de rede; dois pontos de acesso que levam o sinal de Internet wi-fi a áreas em que a cobertura original é limitada; e nobreaks de alta capacidade.

Imagem: Oito pessoas, entre homens e mulheres, segurando uma caixa com um dos equipamentos entregues ao Campus de Crateús (Foto: Divulgação/SECITECE)

De acordo com o diretor do Campus de Crateús, Prof. Lívio Antônio Melo Freire, os computadores irão ampliar o atual Núcleo de Prática em Desenvolvimento de Sistemas (NPDS), laboratório onde os estudantes aprendem a desenvolver softwares e aplicativos. Além disso, os pontos de acesso possibilitarão uma melhor cobertura wi-fi no bloco didático, melhorando a conectividade e beneficiando toda a comunidade interna.

Outro benefício adquirido a partir do investimento é o novo servidor de rede de alto desempenho. Atualmente, o Campus de Crateús utiliza a infraestrutura de servidores existente em Fortaleza, na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). De acordo com o Prof. Lívio, o novo equipamento vai melhorar o desenvolvimento das aplicações e dar mais segurança à hospedagem de sistemas web utilizados na unidade.

"Isso vai melhorar bastante a infraestrutura administrativa e de ensino, especialmente para a prática profissional dos nossos cursos na área de TI", comemorou o diretor, acrescentando que os equipamentos chegaram a Crateús no último dia 9 e já estão em processo de instalação.

O INVESTIMENTO ‒ Por se tratar de verba oriunda de emenda parlamentar, a licitação dos equipamentos foi realizada pela SECITECE, responsável pela cessão dos materiais à Universidade. O processo envolveu também a coordenação de TI do Campus, chefiada por Marciel Barros Pereira, e contou com apoio da servidora Heline Lópes.

Imagem: O diretor do Campus de Crateús, Prof. Lívio Freire, o coordenaor de TI do Campus, Marciel Pereira, e a ex-diretora do Campus, Profª Maria Elias Soares (Foto: Divulgação)

A assinatura da entrega do material ocorreu no último dia 8, com a presença do titular da SECITECE, Inácio Arruda; do deputado Carlos Felipe; do diretor do Campus de Crateús, Prof. Lívio Antônio Freire; da ex-diretora do Campus, Profª Maria Elias Soares, que esteve à frente dos primeiros esforços para a conquista dos recursos, ainda em 2017; do coordenador de Educação Superior da SECITECE, Cândido BC Neto; do presidente do INESP, da Assembleia Legislativa, João Milton Cunha de Miranda, dentre outros convidados.

SOBRE O CAMPUS ‒ O Campus de Crateús da UFC teve suas atividades iniciadas em 2014. Conta com cinco cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Engenharia de Minas.