Programa de Promoção da Cultura Artística inscreve para projetos artístico-culturais e concessão de bolsas

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará recebe, até o dia 15 de janeiro de 2021, inscrições para seleção de projetos artístico-culturais e concessão de bolsas pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para atuação no ano de 2021. As bolsas, no total de 100, serão concedidas através do PPCA para apoio de projetos de cultura e arte protagonizados por estudantes da graduação, desenvolvidos sob a coordenação de servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFC.

Conforme o Edital nº 04/2020, servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da UFC poderão inscrever projetos através de processo eletrônico pela plataforma SEI/UFC.

Imagem: Peça gráfica de divulgação do edital

Após consulta realizada com coordenadores e bolsistas dos projetos, foram feitas algumas reformulações no edital do programa com o objetivo de fortalecer a dimensão institucional da cultura artística na Universidade, conforme previsto no PDI 2018-2022. Entre as mudanças estão a vinculação dos proponentes ao máximo de dois projetos, extinguindo a categoria de propostas "guarda-chuva", e a exclusão do eixo de produção de eventos.

Assim, projetos podem ser inscritos para os eixos de Formação Artística e Realização Artística. A ideia, esclarece a SECULT-ARTE, é que a produção de eventos seja uma das ações e não a finalidade principal da proposta, que deve ter um escopo de ações comprometidas com a formação acadêmica dos estudantes da graduação que participam ativamente das atividades.

Outra novidade, essa com o intuito de contribuir para a inclusão sociocultural, é que a partir de 2021, além de apresentar contrapartidas sociais, os projetos poderão indicar em seu escopo de atuação ações afirmativas, com a abordagem de, pelo menos, uma das temáticas indicadas nas ações desenvolvidas, tais como: Cultura e infância; LGBTQIA+; Acessibilidade; Idosos; Gênero, e Raça, que serão consideradas também na fase de avaliação do mérito das propostas. A iniciativa busca estimular a efetiva inclusão dessas ações no desenvolvimento dos projetos.

O processo de seleção das propostas também passou por reformulação para proporcionar maior objetividade na atribuição de notas na fase de avaliação do mérito e na distribuição de bolsas. Além disso, a Comissão de Seleção será formada por servidores que representarão as diferentes linguagens artísticas, tornando a seleção mais plural.

Mais uma novidade é que os projetos selecionados deverão se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará. A medida, justifica a SECULT-ARTE, tem o objetivo de estimular os projetos a manterem um portfólio atualizado de suas ações, dar transparência às ações do PPCA, bem como utilizar as ferramentas que a plataforma oferece, como por exemplo, oportunidades de contatos, cursos, editais, entre outras.

DATAS – A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de fevereiro. Após esta data, os proponentes terão o período de 11 a 23 de fevereiro para realizar a seleção dos bolsistas, e até o dia 26 de fevereiro, para envio dos documentos via e-mail para a Divisão de Apoio Administrativo da SECULT-ARTE. As atividades da bolsa terão início no dia 1º de março de 2021.

O edital, o cronograma completo e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da SECULT-ARTE. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..