Administração superior reúne-se na Reitoria para avaliar exercício 2020 e articular equipe gestora para 2021

Com a proximidade do fim do ano, reitor, vice-reitor e pró-reitores da Universidade Federal do Ceará reuniram-se, na última terça-feira (15), para avaliar o exercício 2020 e articular a equipe gestora para operacionalizar as ações prioritárias de 2021, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC para o quadriênio 2018-2022.

O encontro foi realizado na Reitoria e contou com a presença do reitor, Prof. Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; do pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; do pró-reitor e da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Prof. Marcos Vinícius Machado e Telma Araújo, respectivamente; da pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; da coordenadora e do coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional, Profª Cláudia Buhamra e Norton Falcão, respectivamente; da assessora geral da PROPLAD, Luana Sombra; e do assessor jurídico do Gabinete do Reitor, Rodrigo Santos.

Imagem: Reunião ocorreu no gabinete do reitor, no Campus do Benfica

O Prof. Cândido Albuquerque abriu os trabalhos enfatizando ser um privilégio não só ocupar a posição de reitor como também contar com uma equipe de trabalho competente e compromissada. "Estamos aqui para pensar coletivamente e nos programar para lidar com a atípica ocorrência simultânea de dois anos: um ano civil, de janeiro a dezembro de 2021, e um ano letivo dois em um, com parte do semestre 2020.2 transcorrendo até abril", ponderou o reitor, antecipando que o objetivo do encontro seria o estabelecimento das demandas futuras em que cada pró-reitoria deveria concentrar suas energias.

Pró-reitoria mais impactada pela suspensão das atividades presenciais, que capitaneou a discussão e a implantação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), a Pró-Reitoria de Graduação já vem se movimentando para enfrentar essa concomitância da forma mais organizada possível. "A realidade que estamos vivendo, de estar finalizando o curso do ano de 2020, porém sem finalizar o ano letivo de 2020 (previsto para acabar apenas em 10 de abril), já aconteceu outras vezes, embora nunca devido a uma pandemia. A PROGRAD já está se movimentando para submeter ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) o novo Calendário Universitário 2021, no mês de janeiro", afirma a Profª Ana Paula de Medeiros.

Imagem: reitor e equipe da administração superior da UFC

Além do caráter de planejamento, tratou-se da Portaria n° 191/2020, do Gabinete do Reitor, assinada nesta quinta-feira (17) e que institui o Laboratório de Mídias Educacionais (LME) da UFC. Equipamento avançado, multidisciplinar e multiusuário, o LME será destinado à criação de soluções tecnológicas inovadoras para a educação. O laboratório terá potencial para estabelecer parcerias com setores internos e instituições externas à UFC, para desenvolver projetos em gestão compartilhada. Sediado no Centro Integrado de Pesquisas Matemáticas e Computacionais (CIPEMAC), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o laboratório será administrado por um grupo gestor, formado pelos professores Jorge Lira (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e docente do Departamento de Matemática), Joaquim Bento (Departamento de Computação), João Paulo Pordeus (Departamento de Computação), Guilherme Barreto (Departamento de Engenharia de Teleinformática) e Ernesto Trajano (Instituto UFC Virtual).