Estudantes empreendedores apresentam projetos em programa de aceleração de startups do SEBRAE-CE

Dez equipes de estudantes da Universidade Federal do Ceará participam, neste sábado (19), do evento on-line de encerramento da edição 2020 do Programa de Pré-aceleração Startup CE, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE). A ação é resultado de uma parceria estratégica firmada recentemente entre a UFC e o SEBRAE, por meio de um convênio de cooperação técnica.

Imagem: Dez equipes de estudantes da UFC participam, neste sábado (19), do evento on-line de encerramento da edição 2020 do Programa de Pré-aceleração Startup CE (Imagem: Divulgação)

O evento de demonstração, conhecido como demo day, terá início às 9h e poderá ser acompanhado pelo canal do SEBRAE-CE no YouTube. Interessados devem fazer inscrição prévia por meio de formulário eletrônico.

Todas as equipes da UFC haviam sido contempladas anteriormente no edital de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador, ofertadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Inovação ‒ promovido pelas pró-reitorias de Planejamento e Administração (PROPLAD) e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Das 42 equipes do edital, 32 se inscreveram no Startup CE. Todas elas passaram por uma série de formações e consultorias em modelagem de negócios inovadores realizadas a partir de novembro por uma empresa de Minas Gerais contratada pelo SEBRAE-CE.

"A formação do Startup CE serviu como um complemento valioso ao ciclo de formação em empreendedorismo inovador ofertada pela PROINTER em parceria com o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, pelo qual todas as equipes do edital passaram entre os meses de abril e junho de 2020", explica o Prof. Abraão Saraiva, coordenador do CEMP e também da área de Empreendedorismo da PROINTER.

Das 32 equipes participantes do Startup CE, 20 foram selecionadas para apresentar, de forma simulada, suas ideias a uma banca de mentores convidados (atividade realizada na última quinta-feira, 17), com vistas à recepção de feedbacks e sugestões de melhoria. Das 20 equipes, 10 foram selecionadas para o momento final do evento, no qual farão rápidas apresentações (conhecidas como pitches de negócios) para uma banca de avaliadores convidados.

Na banca de avaliação, participarão profissionais ligados a instituições com experiência em investimento e inovação, tais como: Ninna Hub de Inovação, Cordel Ventures, Wow Aceleradora, Super Jobs, Sai do Papel e Bossa Nova.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do CEMP e da área de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.