Residências universitárias de Fortaleza recebem novas lavadoras; PRAE planeja licitar mais eletrodomésticos

Residências universitárias da Universidade Federal do Ceará, localizadas no Campus do Benfica e no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foram equipadas, ontem (17), com novas lavadoras de roupas, parte delas já em pleno funcionamento. A entrega foi realizada pelo reitor Cândido Albuquerque e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, acompanhados pelo assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; pelos administradores das residências universitárias, Maurício Gurgel e Mônica Coelho, e pela coordenadora de Assistência ao Estudante da PRAE, Marcela Studart. As demais máquinas adquiridas pela UFC,  perfazendo um lote de 10, serão instaladas após adequações hidráulicas nas unidades de moradia estudantil, a serem executadas em breve.

Imagem: Equipe descarrega novas lavadoras entregues nas residências universitárias do Benfica e Pici.

De acordo com a pró-reitora  Geovana Cartaxo, os equipamentos substituíram máquinas já há bastante tempo em uso – itens intensamente demandados durante a pandemia do novo coronavírus, quando a atenção à limpeza e à higiene precisou ser redobrada. "É um serviço essencial para eles, assim como tem sido para todos. Era uma solicitação direta dos estudantes à Reitoria, cumprida agora", afirmou o reitor após visita à residência do Pici.

Na ocasião, a pró-reitora e sua equipe aproveitaram a oportunidade para fazer uma avaliação, junto aos estudantes, da resposta da assistência estudantil da Universidade na conjuntura atípica de 2020. "Apesar do ano difícil, podemos celebrar juntos o fato de que, nas moradias estudantis da UFC, tivemos poucos casos de covid-19. Não foram registradas situações de adoecimento sério, nem houve contágio em massa. Sequer foi necessário usar a residência universitária de 'quarentena', que tínhamos reservado para receber estudantes que não tivessem como praticar o isolamento após diagnóstico. Eles seguiram e seguem as rotinas de biossegurança recomendadas", relatou.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (à direita) entrega a estudantes novos equipamentos, parte deles já em uso na residência universitária do Pici.

Ainda segundo a pró-reitora, a assistência ao estudante é uma política institucional, a qual, nos últimos meses, fez vários investimentos para proporcionar melhorias como ações de inclusão digital, segurança alimentar e dotação de equipamentos. "Outra reivindicação legítima deles, que ainda não conseguimos licitar neste ano, são novos eletrodomésticos, como fogões, bebedouros, ventiladores e televisores. Nunca se passou tanto tempo em casa como agora, e a vida nas residências universitárias é das mais intensas: eles vivem a Universidade 24 horas, o tempo inteiro", disse Geovana Cartaxo, afirmando ser esta uma demanda que a PRAE e a administração superior priorizarão junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.