BOAS FESTAS: uma Instituição que transpõe obstáculos com união e esperança; confira vídeo com mensagem do reitor

Em poucos dias, despedir-nos-emos de um ano difícil e extremamente desafiador, que colocou à prova nossa resiliência e capacidade de ação coletiva. Embora sigam indeléveis na memória as perdas e o sofrimento que acometeram a sociedade em escala mundial no período, foram o trabalho, a determinação e a fé que nos mantiveram em movimento. Graças a isso, a Universidade Federal do Ceará superou o medo e não se permitiu paralisar

No presente balanço natalino, com sua mensagem-síntese de amor e esperança na chegada de dias melhores, enche-nos o peito a certeza de ter sido a união (conforme assinala o lema em nosso brasão sexagenário) que permitiu, virtuosamente, que a UFC galgasse o antes julgado impossível. Como o sertanejo de Euclides da Cunha, nossa comunidade acadêmica é, antes de tudo, muito forte.

Imagem: Foto da Reitoria iluminada, com o texto Feliz Natal sobre fundo azul marinho

A grande festa cristã nos conclama não apenas à reflexão sobre a conduta recente, mas também a olhar pelo outro. Neste ano, precisamos nos reinventar para continuar cumprindo nossa missão, e ficou visível a necessidade de, em primeiro lugar, cuidar; em segundo, lutar para que ninguém ficasse para trás. As tecnologias vieram em nosso auxílio, deixando visível o compromisso institucional de inovar para incluir.

Que a trajetória brilhantemente trilhada em 2020 pavimente, para todos nós, a construção de um Ano Novo de muitas realizações, respeito à ciência e valorização da educação. Como temos visto, é das instituições dedicadas ao saber que virão as soluções capazes de conduzir a comunidade internacional para a superação desta pandemia e de outras adversidades.

Não poderíamos, por conseguinte, deixar de manifestar profundos agradecimentos a cada membro de nossa comunidade. Sem a valorosa contribuição de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, não teríamos sido um braço fundamental da saúde pública estadual no manejo desta crise sanitária; não abrigaríamos pesquisas que vêm projetando para o mundo um Ceará inovador e produtor de conhecimento; não estaríamos no topo regional nem entre as 15 melhores universidades do Brasil em relevantes rankings educacionais; e não seríamos uma instituição tão respeitada e querida pelo povo cearense.

Findo este ano atípico, torcemos para que os 365 dias de 2021 sejam preenchidos por paz, cooperação mútua, engrandecimento e grandes conquistas, não só para as universidades brasileiras, mas para todo o mundo.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor