Parque de Desenvolvimento Tecnológico da UFC é a primeira incubadora do Brasil a receber Selo Cerne 3

O Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) da Universidade Federal do Ceará recebeu do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) a certificação Cerne 3, tornando-se a primeira incubadora do Brasil a ter o selo nível três de maturidade na gestão de incubadoras.

O Cerne é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Imagem: logomarca Cerne

A certificação do PADETEC foi concedida no dia 17 de dezembro após avaliação de boas práticas em 33 processos-chave definidos pela entidade certificadora e aprovação de banca examinadora composta por membros da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da própria entidade.

Para o Prof. Afrânio Craveiro, superintendente do PADETEC, "o Selo Cerne 3 demonstra a excelência da incubadora dentro do ecossistema de inovação do Estado do Ceará e atesta a sua qualidade no atendimento às empresas incubadas e graduadas. Para a UFC é importante pois mostrou que a sua Incubadora é a melhor do Brasil".

SELO – O Certificado Cerne foi criado pelo SEBRAE e a ANPROTEC, que trabalharam juntos para construir um novo modelo de atuação para as incubadoras brasileiras.

O objetivo do CERNE é oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem- sucedidos. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.

PADETEC – O objetivo do PADETEC é gerar novos negócios, produtos e processos, além de efetuar transferência de tecnologia para empresas nacionais e estrangeiras, através de seu centro de pesquisa ou das empresas incubadas e afiliadas. Criado com o propósito de ser uma incubadora de empresas de base tecnológica, atualmente o parque possui também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que conta com laboratórios de pesquisas e análise.

Inaugurado em 5 de junho de 1991, foi recentemente anexado ao novo Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade, por meio de resolução do Conselho Universitário (CONSUNI). O PARTEC é um órgão suplementar da administração superior, sediado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, e institucionalizado para ser a ponte entre a Universidade e as empresas.

Entre os prêmios nacionais e internacionais recebidos pelo PADETEC e as empresas incubadas estão o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, como a melhor incubadora do Brasil, e o reconhecimento internacional da UBI Index, como a sexta melhor incubadora da América Latina.

Fonte: Prof. Afrânio Craveiro, superintendente do PADETEC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.