Internacionalização: Programa de Pós-Graduação em Letras tem primeira tese em cotutela defendida

Um convênio entre a Universidade Federal do Ceará e o Instituto Universitário Sophia (IU-Sophia), na Itália, resultou na tese Interior societas – a amizade e a dialética entre interioridade e alteridade nas cartas a Lucílio de Sêneca, de autoria de Natália Vasconcelos Rodrigues Tatarek. A defesa do trabalho ocorreu no dia 17 deste mês e está disponível no canal da instituição italiana no YouTube.

Imagem: Natália Vasconcelos apresentou a defesa de sua tese de forma remota devido à pandemia de covid-19 (Foto: Reprodução da internet)

Na tese, a pesquisadora trabalha o conceito de amizade em Sêneca. De acordo com ela, o filósofo da Antiguidade não possui uma obra específica sobre o tema, mas, em Cartas a Lucílio, Sêneca trata da amizade em 6 das 124 cartas destinadas a seu discípulo.

“A obra senequiana destinada a Lucílio é uma obra formativa ao estoicismo, escola filosófica à qual Sêneca adere. Então, minha tese acaba mergulhando nos princípios dessa escola filosófica, que estimula o alcance da vida feliz pela prática da virtude. São cartas lindas, profundas e atuais”, destaca.

A pesquisa discute o princípio de autarkeia e a relação entre amigos na obra de Sêneca. “Para o estoicismo, o sábio é aquele que atinge a plena autarkeia, isto é, a autossuficiência. O sábio é o homem que tem o completo controle de si mesmo (alma racional), alcançando, assim, a paz interior, sem se deixar perturbar por nada que é externo a si”, explica.

“A leitura minuciosa das Cartas a Lucílio referentes à amizade e de outras cartas do epistolário que auxiliam o aprofundamento do tema reforça a nossa tese de uma possível conciliação da amizade e da autarkeia no interior do pensamento estoico, especificamente, em Sêneca”, aponta o resumo da tese.

COTUTELA – O acordo entre UFC e IU-Sophia foi assinado em dezembro de 2017. Natália conta que a proposta de cotutela surgiu após uma visita dela ao Brasil, no início daquele ano. “Em uma conversa com o Prof. Francisco Edi – que me orientou no mestrado em Literatura Comparada pela UFC – sobre o que eu estava estudando, ele me auxiliou com livros que ajudariam na pesquisa e se colocou à disposição para qualquer necessidade”, relembra.

Ao retornar à Itália, a então doutoranda comentou o episódio com o orientador italiano, Prof. Francesco Pietro Coda, que propôs que ela convidasse o Prof. Francisco Edi para ser coorientador. Ele não só aceitou como sugeriu a cotutela entre as instituições.

“[O desenvolvimento da tese] foi bastante rico, pois o Instituto Universitário Sophia tem como perfil uma abordagem interdisciplinar. Então, lá eu estava matriculada no endereço filosófico, enquanto na UFC, na pós-graduação de Literatura Comparada. Isso favoreceu esse diálogo entre as disciplinas e me deu liberdade de pensamento para caminhar nas duas áreas”, destaca.

A defesa ocorreu neste mês de forma remota devido à pandemia de covid-19. Além dos dois orientadores, participaram da banca os docentes Marco Martinho e Daniela Ropelato, ambos do Instituto Universitário Sophia.

Para o coordenador do PPGLetras da UFC, Prof. Yuri Brunello, a defesa da tese representou “um grande avanço na direção da internacionalização”. Ele adianta que o programa já está com outro acordo internacional com a Itália, dessa vez com a Universidade de Nápoles Federico II para um doutorado sobre Dante Alighieri. “É o começo de um longo percurso de internacionalização do programa”, acredita.

Fontes: Prof. Yuri Brunello, coordenador do PPGLetras – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Natália Vasconcelos, doutora em Letras pela UFC e Instituto Universitário Sophia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.