Procurar no portal

Artigos da Pós-Graduação em Administração e Controladoria são premiados em eventos científicos

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará foi destaque em eventos e congressos da área. Seis artigos de pesquisadores do programa foram premiados no mês de novembro no XXIII Seminário em Administração (SEMEAD) e no XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), eventos organizados pela Universidade de São Paulo (USP) e realizados de forma remota por causa da pandemia.

Imagem: foto de uma tela de computador em que aparece o título de um trabalho e imagens de pessoas participantes do evento on-line ao lado

O PPAC garantiu os certificados de melhores trabalhos do ENGEMA em 5 das 16 categorias relacionadas a gestão e meio ambiente. Destaque para o artigo “Reutilizo ou jogo fora? Análise da repercussão do covid-19 no manejo dos resíduos plásticos domiciliares pelas lentes das práticas”, elaborado pela mestranda Aline Ribeiro e pelo Prof. José Carlos Lázaro da Silva Filho. 

O trabalho, que aborda a mudança de comportamento do consumidor em relação ao reúso das sacolas plásticas de supermercados durante a covid-19, foi considerado o melhor na área temática Inovação Sustentável e Marketing e será encaminhado para fast track (sistema adotado por alguns periódicos para agilizar os processos para publicação de artigos) na Revista Administração da Universidade de São Paulo – RAUSP Management Journal, de Qualis A2. 

O artigo “Gender diversity on top management team and environmental CSR Engagement: can women make companies greener?”, que trata do papel que mulheres podem ter para incentivar a melhoria de empresas no engajamento em práticas voltadas para o meio ambiente, foi considerado o melhor na área temática Governança e Sustentabilidade em Organizações e eleito o terceiro melhor trabalho do ENGEMA. O artigo é assinado por Rômulo Alves Soares e Tatiana Aquino Almeida, doutorandos do programa, e Lahis Muriel Feliciano, mestra pelo PPAC.

Na área Responsabilidade Social Corporativa, o destaque foi o artigo “Revisiting the link between corporate social responsibility and financial performance: the role of conformity versus differentiation”, de autoria de Rômulo Alves Soares, doutorando do PPAC. O trabalho aborda o reflexo que a adoção de práticas diferenciadas de responsabilidade social corporativa pode ter sobre o desempenho financeiro das empresas brasileiras. 

Já o trabalho “The impact of executive compensation on environmental innovation disclosure in Brazilian firms”, que investigou a influência da remuneração executiva na divulgação de inovação ambiental de empresas brasileiras, foi considerado o melhor artigo na área temática Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade. O estudo foi elaborado por Victor Daniel Vasconcelos, mestrando do PPAC. 

Imagem: foto de imagem do computador onde aparece o título de um dos artigos vencedores

O artigo “Atributos empresariais como antecedentes da reputação corporativa no Brasil” foi considerado o melhor na área Outros Temas. Escrito conjuntamente por Priscila Prudêncio, mestra pelo PPAC, e pelos docentes Vicente Crisóstomo, coordenador do PPAC, e Isac Brandão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o trabalho discute aspectos que contribuem para a construção da reputação das empresas no mercado. 

SEMEAD – O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC também foi destaque no Seminário em Administração, ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Na ocasião, o artigo “Diversidade do Conselho de Administração e Divulgação de Inovação Ambiental: uma análise de empresas da América Latina”, foi selecionado como melhor trabalho da área de Gestão Ambiental no congresso e encaminhado como fast track para a revista The Bottom Line (Qualis A2).

Produzido por Victor Daniel Vasconcelos, mestrando do PPAC, e pelos docentes Vicente Crisóstomo e Robson Rocha, ambos do PPAC, o trabalho analisou 252 empresas não financeiras da América Latina no período de 2014 a 2018 e apontou que uma maior diversidade de gênero favorece a divulgação de inovação ambiental. “A pesquisa reforça a importância de aspectos de diversidade [de gênero] do Conselho de Administração em decisões que proporcionam uma maior divulgação ambiental”, destaca o artigo. 

Para o coordenador do PPAC, Prof. Vicente Crisóstomo, as premiações mostram o valor dos trabalhos de pesquisa realizados no âmbito do programa. “Além do reconhecimento, um logro como este melhora a imagem e a reputação do PPAC entre os demais grupos de pesquisa em administração e contabilidade no País. Vemos também nessa premiação uma motivação adicional para nosso grupo de pesquisadores continuar desenvolvendo pesquisas com qualidade”, afirma.

As listas completas dos melhores trabalhos selecionados podem ser consultadas nos sites do ENGEMA e do SEMEAD.

Fonte: Prof. Vicente Crisóstomo, coordenador do PPAC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300