PAAP abre vagas para curso sobre métodos de aprendizagem; inscrições vão até o dia 22 de janeiro

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica, abriu inscrições para o curso de Aprendizagem Baseada em Times (TBL) e Role Play, com aplicação de técnicas e processos para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

São ofertadas 21 vagas para professores, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais da UFC. O curso, com duração de 20 horas, será ministrado pelos professores Gilberto Cerqueira (UFC), Diego Carvalho Viana (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão) e Renata Sousa e Silva (UFC).

As aulas serão realizadas no período de 25 a 29 de janeiro, nos turnos da manhã e da noite. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário eletrônico até o dia 22.

Ilustração que mostra homem sentado ao computador, com livros atrás

METODOLOGIAS ATIVAS – Durante o mês de janeiro, o PAAP promove cursos e discussões sobre as diferentes técnicas de metodologias ativas como organizadoras dos processos formativos, realizando a reestreia de cinco vídeos sobre o tema na semana de 11 a 15 de janeiro, às 16h. Os seguintes vídeos estão inclusos:

Vídeo 1: Metodologias ativas e modelos híbridos no contexto da pandemia – dia 11/1

Vídeo 2: Metodologias ativas: princípios, fundamentos e experiências – dia 12/1

Vídeo 3: Metodologias ativas: alguns exemplos práticos – dia 13/1

Vídeo 4: Grupo Tutorial (PBL): estratégia para o aprendizado e instrumento de avaliação – dia 14/1

Vídeo 5: Ensino híbrido: aprendendo on-line, off-line e on-life – dia 15/1

A programação completa de atividades do PAAP para o primeiro semestre de 2021 será lançada em breve.

NOVOS CURSOS – Dois novos cursos, cada um com duração de 20 horas, também estão programados. O primeiro será ministrado de 18 a 22 de janeiro, pela Profª Lília Maria Carneiro Câmara (UFC), que lecionará sobre Aprendizagem Baseada em Problemas para professores do Centro de Tecnologia da UFC e para o Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Crateús.

Já o curso Sala de Aula Invertida e Metodologias Ativas, com exemplos concretos para o ensino de línguas estrangeiras, será realizado em 1º de fevereiro, destinado a docentes de línguas estrangeiras e tutores que atuam no curso Letras-Espanhol, modalidade a distância. O curso será ministrado pelos professores Wellington Borges (Universidade Federal do Piauí) e Gilberto Cerqueira (UFC).

ARTES E CORAL – Neste mês, o PAAP-Artes terá apresentações musicais das turmas do Curso de Música, por meio do canal do programa no YouTube, sempre a partir das 18h. Além disso, estão abertas inscrições para a seleção de novos membros do Coral PAAP – Maestro Orlando Leite. Podem se inscrever alunos, professores e técnico-administrativos da UFC, além de membros da comunidade em geral.

A participação no coral não exige o conhecimento de leitura de partituras nem experiência prévia em canto coral ou conhecimento musical teórico. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de janeiro, por meio de formulário eletrônico.

O coral tem como regente a maestrina Ana Cléria Rocha, do Instituto de Cultura e Arte da UFC. No repertório, estão inclusos diversos gêneros musicais, como o samba, o pop, o reggae, o sertanejo, a bossa e a música regional e internacional. Os ensaios ocorrem a partir do dia 21, no formato on-line, sempre às quintas-feiras, de 17h às 18h30.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.