Internacionalização: aluna da Faculdade de Direito é única brasileira selecionada como embaixadora da YouthLead

Uma nova boa notícia para reforçar a internacionalização da Universidade Federal do Ceará: Maria Fernanda Montes Ribeiro, de 19 anos, aluna do terceiro semestre do Curso de Direito, é a única brasileira selecionada para ser embaixadora da YouthLead. Trata-se de uma plataforma lançada em 2018 no âmbito do projeto YouthPower Learning, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (mais conhecida pela sigla em inglês USAID), reunindo, em rede, jovens agentes de mudança que causam impacto positivo em suas comunidades por meio de serviço, ativismo, educação e empreendedorismo. Ela ficou entre os 22 selecionados dos 3.134 inscritos de 140 países.

Imagem: Maria Fernanda diz que agora sua missão é conectar a juventude brasileira com o que a plataforma YouthLead oferece (Foto: Acervo pessoal)

Os membros da rede atuam conectando pessoas, ideias e recursos para resolver problemas críticos que afetam os jovens em seus países e em todo o mundo. Nessa linha, Fernanda tem acumulado experiências diversas através da participação em muitas atividades extracurriculares e projetos sociais, o que contou ponto na seleção.

Ela atuou como voluntária em entidades como AIESEC, organização não governamental internacional voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio; e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Ela conta que também tem atuação como coordenadora-geral do coletivo Vote Nelas Fortaleza, que incentiva mulheres a se reconhecer como força política, além de ter sido professora de inglês voluntária em um projeto denominado Mentoriza.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Fernanda detalha que nos últimos anos vem se engajando também em projetos sociais que desenvolvem atividades voltadas para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Dentre os 17 ODS, os que tenho mais contato são o ODS 5, igualdade de gênero; 16, justiça e instituições eficazes; e o 17, parcerias. Então pretendo focar nesses tópicos, juntamente com a questão da importância do empoderamento jovem. Mas claro que pretendo abordar também outros temas que vejo como extremamente importantes, principalmente durante a crise que estamos vivendo”, adianta a jovem.

Fernanda alia sentimentos de orgulho e responsabilidade por ter sido escolhida para atuar na YouthLead. “Agora minha missão é conectar a juventude brasileira com o que a plataforma oferece, para aumentar ainda mais o engajamento e o impacto causado pelos jovens. Como primeira brasileira a fazer parte do programa, estou trilhando, junto com os idealizadores da plataforma, medidas para tornar mais acessível o uso dos benefícios ofertados, uma vez que a plataforma ainda não é muito conhecida no Brasil nem existe uma versão em português dos conteúdos, o que acaba sendo uma barreira para ampliar o potencial da plataforma por aqui”, destaca.

Ela vai buscar, além de criar uma página específica para o Brasil dentro da plataforma, “conectar jovens transformadores brasileiros com os recursos que existem”. Para isso, já entrou em contato com o representante da USAID no Brasil para trabalharem juntos.

ORGULHO UFC – Para o coordenador do Curso de Direito da UFC, Prof. Alex Santiago, “é com enorme orgulho que a Faculdade de Direito e toda a UFC recebem a notícia da seleção de nossa aluna Maria Fernanda para ser embaixadora da YouthLead. A formação de jovens lideranças, com papel de protagonismo em seu meio social, é uma das principais finalidades da Universidade. Desejamos todo o êxito a nossa aluna e que ela possa usufruir desse importante momento de aprendizado, em prol da sociedade cearense”.

Saiba mais no Instagram da YouthLead

Fonte: Maria Fernanda Montes Ribeiro, aluna da Faculdade de Direito – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.