Procurar no portal

Reitor recebe gestores da PREX e da FEAAC visando discutir sobre empregabilidade para estudantes e egressos da UFC

O Prof. Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (21), a Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão; o Prof. Rogério Mâsih, pró-reitor-adjunto de Extensão, e o Prof. Paulo Matos, diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), para reunião sobre empregabilidade e inserção de estudantes e egressos da Universidade no mercado de trabalho

Reunião no gabinete do reitor. O Prof. Cândido está na ponta da mesa de vidro, e os demais participantes estão virados para ele

O Prof. Rogério Mâsih, que acumula o cargo de coordenador da Agência de Estágios da UFC, manifestou preocupação em relação aos índices de inserção dos egressos no mercado de trabalho. Segundo ele, “até alguns anos atrás a grande preocupação era que o aluno conseguisse um estágio, mas, atualmente, a preocupação é criar uma condição de empregabilidade para esse estudante”.

Como proposta para preparar os discentes para o mercado, o pró-reitor-adjunto sugeriu a expansão da Agência de Estágios, migrando para o modelo de agência de empregabilidade, em que o estágio seja um dos pilares, não o objetivo principal. “O estágio faz parte do processo formativo do estudante, mas a nossa intenção é que tanto a Universidade quanto o aluno sejam competitivos, para que esse egresso possa conseguir a sua imediata inserção no mercado de trabalho, na carreira que ele escolher”, enfatizou. 

Segundo Mâsih, a ideia é passar a atuar na formação voltada para o mercado, com preparação para processos seletivos, captação das melhores vagas e em propostas de programas de trainee específicos para os alunos da UFC. “O objetivo é que a UFC passe a ser um modelo nacional na criação de um ambiente de empregabilidade para os nossos alunos”. 

Na mesma linha, o Prof. Paulo Matos, diretor da FEAAC, colocou a faculdade à disposição da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) para atuar como piloto das ações apresentadas. O diretor sugeriu ainda a criação de uma plataforma que conecte as empresas aos estudantes e ex-alunos da UFC, e disponha de filtros capazes de selecionar e exibir às empresas os perfis profissionais mais adequados para as vagas disponíveis. E ainda que indique aos estudantes e egressos as oportunidades que melhor se adequem aos seus interesses. 

O Prof. Cândido Albuquerque, por sua vez, destacou a importância de inserir alunos e ex-alunos no mercado também como forma de serviço à sociedade. Após entendimentos entre as partes, a PREX e a FEAAC elaborarão documento oficial e o encaminharão ao reitor, que avaliará a viabilidade das propostas. 

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300