Reitor reúne gestores da SECULT-ARTE e de equipamentos culturais e inicia reestruturação da área

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu nessa quinta-feira (21) os dirigentes da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) e os diretores dos equipamentos culturais para dar início ao processo de reforma administrativa por que passa o setor da cultura na UFC. Em dezembro do ano passado, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou mudanças no regimento da Reitoria para garantir mais racionalidade e celeridade na sua estrutura.

Reitor na mesa com representantes da Secult-Arte

Entre as mudanças, o CONSUNI aprovou que a SECULT-ARTE passa a coordenar as ações de quatro equipamentos culturais da Universidade: o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário Pachoal Carlos Magno (TUPA), a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) e a Casa de José de Alencar (CJA). "O que se buscou com a reforma foi modernizar a Universidade para que ela se torne mais ágil", disse o reitor.

Os dirigentes da área já vêm se reunindo nas últimas semanas para mapear as demandas e potencialidades do setor. Na reunião de quinta-feira, o reitor estimulou a realização de ações que reforçassem ainda mais a imagem da UFC como uma Universidade com equipamentos culturais de alta relevância.

"A Universidade precisa valorizar melhor nossas atividades culturais, inclusive, abrindo-as para a sociedade", afirmou. Ele citou, como exemplo, projetos de visitas guiadas com estudantes aos equipamentos culturais.

Durante a conversa, ficou acertado que os diretores apresentarão uma proposta consolidada em 40 dias, que servirá de base para a construção de uma política cultural da Universidade. Na próxima semana, o reitor já deve ter encontro com os gestores da SECULT-ARTE para equacionar demandas relacionadas à estrutura de pessoal.

Os dirigentes pediram apoio na criação de um bureau de projetos que os ajude na captação de recursos externos, oriundos de editais de financiamento cultural.

Participaram do encontro a diretora da SECULT-ARTE, Maria Pinheiro Pessoa; o diretor-adjunto daquela Secretaria, Francisco Miranda; a diretora do TUPA, Profª Juliana Carvalho; o diretor da Casa de José de Alencar, Frederico de Andrade Pessoa; a diretora do MAUC, Graciele Karine Siqueira; e Isaac Martins, representante da direção da CAEO.

Ouça também matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre a reestruturação do setor de cultura na UFC

Fonte: Maria Pinheiro Pessoa, secretária de Cultura Artística da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.