Reitor reúne-se com titular da SECITECE para apresentar Parque Tecnológico e discutir parcerias

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda. No encontro, o reitor apresentou o Parque Tecnológico da UFC ao secretário e reforçou o compromisso da Universidade com a agenda de desenvolvimento do Estado.

Reitor conversa com Inácio Arruda na Reitoria

"Nós mostramos a necessidade de uma integração maior do Estado com a Universidade na busca pelo desenvolvimento tecnológico, de modo que a UFC seja mais um elemento de apoio na execução do plano de desenvolvimento do Ceará", informa Cândido Albuquerque.

O reitor destacou que o Parque Tecnológico da UFC já está em funcionamento e há como desenvolvê-lo dentro das diretrizes do plano de desenvolvimento estadual. "O nosso parque hoje já é uma realidade, e nós queríamos mostrar ao secretário que a UFC tem o parque, além de um grande número de laboratórios e técnicos que podem apoiar a política de desenvolvimento", reforça.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

O secretário Inácio Arruda defendeu a importância de desenvolver iniciativas desse tipo. "Quanto mais levantarmos esses parques, mais empresas virão para o Estado fazer negócios dentro do parque. Tem que ter esse casamento", afirmou Inácio Arruda, salientando a necessidade de as instituições de ensino superior investirem no empreendedorismo e na inovação, que são dois dos pilares da atuação da atual gestão da UFC.

"A Universidade pode 'parir' as melhores empresas, e é isso que casa com o Ceará 2050", destacou o titular da SECITECE, referindo-se à Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, plano formulado pelo Governo do Estado em parceria com a UFC cujo objetivo é traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico estadual nas próximas três décadas.

PARTEC – O Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), sediado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, foi criado para atrair empresas de base tecnológica e estimular a cultura de inovação e empreendedorismo de alunos e professores da Universidade, tendo como finalidade, em associação com as empresas, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos que venham a solucionar problemas reais do Ceará e do Brasil.