PAAP prorroga inscrições até domingo (6) para cursos sobre ensino híbrido e tecnologias educacionais

Estão reabertas, até domingo (6), as inscrições para quatro cursos do Programa de Formação para Docência do Ensino Superior ofertados pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP). Há formações em didática e práticas pedagógicas, ensino híbrido, metodologias ativas e tecnologias educacionais, entre outros temas afins.

Professores, estudantes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará devem realizar inscrição através de formulário eletrônico.

O PAAP é uma iniciativa da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC.

Imagem: ilustração de pessoa acessando computador sentado em uma mesa

Confira abaixo as formações que seguem com inscrições abertas:

– Didática e Práticas Pedagógicas. Organizado em dois módulos: Fundamentos da Educação Superior (10 a 22/3) e Didática e Práticas Pedagógicas (29/3 a 19/4). Carga horária: 40h.

– POGIL e Gamificação (22 a 26/3, às 14h30min). Envolve as ideias do Processo de Aprendizagem Orientada por Inquérito Guiado (POGIL) e da Gamificação, a partir de estratégias pedagógicas sobre o uso de jogos que visem a maior engajamento, motivação e facilitem o aprendizado. Carga horária: 20h.

– Formação de professores para criação e utilização educacional e didática para videoaulas. Três turmas são ofertadas, com início em 12/4, 17/5 ou 12/7. Carga horária: 40h.

– Ensino Híbrido: conhecendo conceitos e entendendo a prática (a partir de 5/5). Ofertado em três módulos na comunidade virtual do PAAP, conforme abaixo:

Módulo I: Concepções Teóricas e Metodológicas (5/5, 19/5 e 2/6, às 16h). Carga horária: 12h;
Módulo II: Concepções Pedagógicas (16/6, 30/6 e 7/7, às 16h). Carga horária: 12h;
Módulo III: Plataformas de Aprendizagem (14/7, 28/7, 4/8 e 18/8, às 16h). Carga horária: 10h.

Saiba mais acessando a programação completa do Plano de Formação Continuada do PAAP.

Leia também: PAAP divulga programação completa até julho, com atividades sobre ensino e metodologia científica

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.