Procurar no portal

PRAE comemora 55 anos com programação on-line a partir desta segunda-feira (8); saiba mais sobre a Pró-Reitoria

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará celebra 55 anos a partir desta segunda-feira (8), com programação comemorativa on-line. Fundada em 1966, a PRAE é a unidade gestora de políticas de apoio ao aluno de graduação da Universidade e tem a missão de fortalecer o vínculo institucional do estudante pelas condições de acesso, permanência, melhoria contínua e qualidade de vida.

grupo de estudantes da UFC

No dia 8, o evento de abertura terá início às 10h, com apresentação musical da estudante Beatriz Bandeira e participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, bem como da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo. No mesmo dia, às 14h, será transmitida a palestra "Nutrição e saúde da mulher", a ser ministrada por Háquila Martins, nutricionista da UFC, e Indira Cely da Silva, nutricionista do Restaurante Universitário da UFC. Ambas as atividades acontecerão no canal da UFCTV no Youtube.

Ainda no dia 8, às 15h30min, ocorrerá a roda de conversa "Possibilidades de cuidado da saúde mental de estudantes universitários", que será conduzida por Flora Chaves e Luana Colares, psicólogas da UFC. O bate-papo será realizado na plataforma Google Meet.

Na terça-feira (9), às 10h, será transmitida, no canal da UFCTV no Youtube, a palestra "Assistência estudantil e permanência na Universidade: contribuições à trajetória acadêmica e profissional", a ser ministrada por Rafaela Silveira de Aguiar, assistente social do Campus da UFC em Sobral; Vilyvia Carla Marques, mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e egressa da UFC, onde foi beneficiária da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) e do auxílio-emergencial; e pela Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis.

No dia 24, às 15h, o ciclo de atividades será encerrado, no canal da UFCTV no Youtube, com a palestra "Transparência e resultados dos auxílios e bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: uma análise do desempenho acadêmico", a ser proferida pelo Prof. Cláudio de Albuquerque, diretor da Secretaria de Governança da UFC, e pela Profª Geovana Cartaxo.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – O trabalho da PRAE é incentivar, acompanhar e promover o desenvolvimento do estudante de graduação em toda a sua trajetória acadêmica, através de ações efetivas nas áreas social, técnico-científica, cultural, política e esportiva. As principais metas dos programas são ampliar as condições de permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade; viabilizar a igualdade de oportunidades entre os discentes; contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico individual, e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

Atualmente, fazem parte do escopo de projetos da PRAE o Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), a Residência Universitária; o auxílio-moradia; o auxílio-creche; o auxílio-emergencial; voltados a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ; o Desporto Universitário, bem como a bolsa de incentivo ao desporto, além de projetos de apoio e acompanhamento psicopedagógico, psicológico e psicanalítico, de atenção psicossocial e de terapia de grupo.

Saiba mais sobre os programas e ações no site da PRAE.

HISTÓRICO – As ações de assistência estudantil tiveram início ainda no mandato inicial do primeiro reitor da UFC, Antônio Martins Filho, com a criação do Clube de Estudantes Universitários (CEU), que tinha como finalidade aglutinar todas as atividades assistenciais, culturais e desportivas. A administração das atividades voltadas aos estudantes coube à Divisão de Assistência Estudantil (DAE).

Em 1957, foi instalado no CEU o Restaurante Universitário, que fornecia alimentação aos alunos por preços simbólicos. No pavimento superior, as instalações foram adaptadas à moradia estudantil, o que viria a ser o primeiro espaço construído para ser uma Residência Universitária.

Evidenciando-se a necessidade de uma descentralização administrativa, em 1966 foi criada a Vice-Reitoria de Assuntos Estudantis para tratar dos assuntos próprios da assistência estudantil. Em 1969, as vice-reitorias foram transformadas em pró-reitorias, dando origem à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com o objetivo de promover e assistir a comunidade estudantil em toda a sua plenitude, planejando, gerindo e executando os programas assistenciais dirigidos a esse segmento.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300